Contribuintes precisam ficar atentos as novas datas para a realização da declaração do Imposto de Renda 2022; para este ano, o prazo é mais curto
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 02/03/2022, às 20h12
O contribuinte precisa ficar atento ao novo prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022, neste ano, por conta da paralisação dos servidores da Receita Federal, que atrasaram a liberação do programa, deixando o prazo do envio da declaração mais curto este ano. Confira as datas
A Receita tem aconselhado os cidadãos a separar os documentos essenciais para preencher a declaração, que conta com algumas novidades, como é o caso da possibilidade do cidadão pagar as cotas do Imposto de Renda 2022 via Pix, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix.
+ Dedução de até R$ 2.275 no Imposto de Renda 2022. Saiba quem pode ser dependente
Diferente dos anos anteriores, a declaração do Imposto de Renda 2022 tem prazo mais curto. O contribuinte tem de 7 de março a 29 de abril para realizar o procedimento. Já os prazos dos lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro.
Você concorda com o valor de R$ 4,9 Bilhões, aprovado pelo Congresso Nacional, reservados para o Fundo Eleitoral?
— JC Concursos | Jornal dos Concursos (@jcconcursos) February 25, 2022
A estimativa da Receita Federal é que mais de 34 milhões de brasileiros declarem os seus rendimentos referentes ao ano de 2021 à União. O período disponibilizado para o envio do documento será menor do que o de 2021 e de 2020. O prazo máximo de entrega é dia 29 de abril até às 23:59.
O contribuinte precisa ficar atento para saber se precisa realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. Conheça regras:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil