LDO 2020 prevê a abertura de novos concursos públicos
LDO 2020 (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020) já foi aprovada na Comissão Mista de Orçamento e também apresenta criação de cargos e o provimentos de postos civis e militares
Camila Diodato | camila@jcconcursos.com.br Publicado em 13/08/2019, às 16h13 - Atualizado às 16h49
Aprovada na Comissão Mista de Orçamento (CMO), no último dia 8 de agosto, a LDO 2020 (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020) abre caminho para a realização de novos concursos públicos federais. O documento ainda prevê a criação de cargos e o provimento de postos civis e militares.
Vale ressaltar que as vagas não podem ultrapassar os limites orçamentários para o ano de 2020. Para entrar em vigor, a lei precisa ser votada em sessão conjunta do Congresso Nacional e depois sancionada pelo presidente Jair Bolsoaro.
LDO 2020 e novos concursos
O texto aprovado pela CMO propõe o provimento de cargos para o vigente concurso da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O documento não revela sobre possível autorização para o novo processo seletivo, cujo pedido em análise é para 4.435 vagas.
Vários outros órgãos aguardam pela liberação governamental para realizar seus respectivos concursos e podem ser favorecidos com a aprovação da LDO 2020, sendo eles:
- Concurso INSS - São esperadas 7.888 vagas para os cargos de técnico, analista e perito. O primeiro requer nível médio e os demais formação superior.
- Concurso Depen - O órgão solicitou 294 oportunidades para agente (ensino médio) e outras 15 para especialista (superior).
- Concurso Receita Federal - Está em análise um requerimento para o preenchimento de 5.000 chances de analista tributário e auditor fiscal, ambas carreiras para profissionais graduados.
- Concurso Bacen - A instituição aguarda aval para 260 ofertas, sendo 30 de analista (nível médio), 200 de analista (superior) e 30 de procurador (superior).
- Concurso Funai - Foi encaminhado ao Ministério da Economia um pedido para 1.908 vagas distribuídas entre várias funções de níveis médio e superior.