MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Abono salarial PIS/Pasep: Caixa paga R$ 3,8 bilhões para quem nasceu NESTES meses

Na próxima segunda, a Caixa vai realizar o pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep 2023 para cerca de 3,9 milhões de trabalhadores. Veja quem tem direito a receber

Pessoa segura notas de cinquenta reais
Pessoa segura notas de cinquenta reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/05/2023, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na próxima segunda-feira (15), a Caixa vai realizar o pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep 2023, referente ao ano-base 2021, para cerca de 3,9 milhões de trabalhadores nascidos nos meses de julho e agosto. Os beneficiários que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA terão o valor creditado automaticamente em suas contas bancárias. Para os demais trabalhadores, os pagamentos serão realizados por meio da Poupança Social Digital.

A movimentação da Poupança Social Digital pode ser feita por meio do Aplicativo CAIXA Tem, que permite o pagamento de contas, transferências, compras e o uso do cartão de débito virtual. No entanto, caso não seja possível abrir a conta digital, o saque do benefício pode ser feito com o uso do Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA.

Os valores do pagamento variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Quanto mais dias o trabalhador tiver trabalhado, maior será o valor a receber. Essa é uma oportunidade para aproveitar os frutos do trabalho árduo.

+Como liberar o seguro-desemprego? Você pode precisar prestar serviço em órgão público

Quem tem direito ao benefício?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário:

  • ser trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021;
  • ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos; e
  • os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Em caso de dúvidas sobre o processamento das informações sociais do trabalhador, identificação, concessão e valor do benefício, é recomendado utilizar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o Portal gov.br.

Consulta ao abono salarial PIS/Pasep

Para os trabalhadores nascidos de janeiro a agosto, a consulta às informações do pagamento está disponível por meio dos aplicativos CAIXA Trabalhador e CAIXA Tem, além do Portal Cidadão. Já os trabalhadores nascidos de setembro a dezembro poderão acessar essas informações nos canais da CAIXA após o recebimento da folha de pagamentos, de acordo com o calendário do Abono Salarial:

  • Nascidos em Julho: 15 de maio
  • Nascidos em Agosto: 15 de maio
  • Nascidos em Setembro: 15 de junho
  • Nascidos em Outubro: 15 de junho
  • Nascidos em Novembro: 15 de julho
  • Nascidos em Dezembro: 15 de julho

Para obter mais informações sobre o Abono Salarial e esclarecer eventuais dúvidas, recomenda-se visitar o site oficial da CAIXA, onde é possível encontrar informações adicionais e detalhadas sobre o benefício.

É importante que os trabalhadores estejam atentos às datas de pagamento, consultem suas informações e garantam o recebimento do Abono Salarial ao qual têm direito. Esse valor extra pode fazer diferença significativa no orçamento pessoal e familiar.

+Bolsa Família recebe R$ 71 bilhões para pagamento do benefício social

Sobre o abono salarial PIS/Pasep

O Abono Salarial é instituído pela Lei n° 7.998/90 e corresponde a até um salário mínimo. O pagamento é realizado conforme um calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para os trabalhadores que preenchem os requisitos legais.

Os recursos para o pagamento do Abono Salarial são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo a CAIXA responsável pelo pagamento aos trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Já os trabalhadores do setor público, com inscrição PASEP, recebem o benefício pelo Banco do Brasil.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.