MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aneel autoriza aumento de 18% na tarifa da conta de luz DESTE Estado

Consumidores de Estado do Norte terão reajuste de 18,31% no valor da conta de luz, que passa a valer a partir de 7 de agosto; Saiba todos os detalhes

Uma mulher segura uma conta de luz enquanto digita em uma calculadora
Uma mulher segura uma conta de luz enquanto digita em uma calculadora - Aneel
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os consumidores passarão a pagar a conta de luz 18,31% mais cara em suas residências após reajuste autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento passa a valer a partir de 7 de agosto. 

No entendo, o Pará não recebeu bem a notícia sobre reajuste. A Procuradoria Geral do Estado irá ingressar com uma ação na Justiça contra o novo aumento. O Pará, mesmo tendo duas hidrelétricas, é o 4º com a energia mais cara do país. 

O autônomo, Vandison Mendes, contou ao G1 que mora sozinho e trabalha durante a manhã, além de expressar preocupação com o aumento significativo na conta de energia elétrica. Anteriormente, ele pagava R$ 60, mas agora o valor subiu para R$ 180.

O engenheiro eletricista, Daniel Sobrinho explicou ao G1 que esse reajuste já era esperado. Existem dois tipos de reajustes: o anual, que ocorre devido à reposição inflacionária, e o reajuste tarifário, que acontece a cada quatro anos. 

A Aneel avalia os custos da concessionária de energia, incluindo os serviços de distribuição, entre outros fatores, para determinar esses reajustes.

+ Teve o pagamento do Bolsa Família bloqueado em julho? Saiba o que fazer

Reajuste segue calendário da Aneel, diz Equatorial Pará

Questionada pelo G1, a Equatorial Pará informou que o processo de revisão tarifária é um procedimento aplicado a todas as distribuidoras de energia elétrica do país, seguindo o calendário estabelecido pela agência reguladora. 

"É importante ressaltar que os percentuais divulgados como reajuste das tarifas de energia são apenas preliminares. O valor definitivo do reajuste será divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no mês de agosto, após a conclusão do processo de revisão tarifária", disse. 

A Equatorial Pará enfatiza que a tarifa tem o objetivo de garantir a receita necessária para que o serviço de distribuição de energia seja prestado adequadamente, atendendo aos critérios de continuidade, eficiência e segurança da operação, conforme estabelecido no contrato de concessão. 

Além disso, a empresa ainda destacou que a tarifa também visa fornecer condições para a continuidade do programa de investimentos da concessão, visando o desenvolvimento do estado do Pará. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.