MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aposentados terão acesso a empréstimo consignado com juros reduzidos

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito na modalidade de empréstimo consignado. Confira a nova taxa de juros

Várias notas de reais
Várias notas de reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/03/2023, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito na modalidade de empréstimo consignado. Por 12 votos a 3, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta segunda (13) o novo limite de juros para essas transações financeiras.

O novo teto é de 1,7% ao mês, o que corresponde a 0,44 ponto percentual menor que o antigo limite, de 2,14% ao mês, nível que vigorava desde 2022. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 3,06% para 2,62% ao mês.

Cerca de 8 milhões de cidadãos serão beneficiados com a iniciativa, segundo o Ministério da Previdência Social. No entanto, a medida ainda não está valendo. Propostas pelo governo feder, as medidas entram em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou a intenção de discutir o percentual de margem de desconto na próxima reunião do CNPS, em 27 de abril. Lupi classificou as atuais taxas como “abusivas” e que punem pessoas vulneráveis. De acordo com o presidente do INSS, Glauco Wamburg, a média de renda dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado está em R$ 1,7 mil.

O CNPS também aprovou, nesta segunda-feira (13), a formação de uma comissão de trabalho para analisar o sistema de cartão de crédito consignado para os beneficiários do INSS. A análise deve ser concluída em 60 dias, conforme divulgou a Agência Brasil.

+Enem 2023: MEC divulga nova data para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio

Saiba mais sobre o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do contratante. Esse tipo de empréstimo é muito comum entre aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, mas também pode ser contratado por funcionários de empresas privadas que tenham convênio com instituições financeiras.

A grande vantagem do empréstimo consignado é a taxa de juros mais baixa em relação a outras modalidades de crédito. Isso acontece porque o banco tem a garantia de que receberá o valor das parcelas mensalmente, o que reduz o risco de inadimplência. Além disso, o valor máximo das parcelas é limitado a uma porcentagem do salário do contratante (45% no caso de aposentados), o que evita o endividamento excessivo.

Outra vantagem do empréstimo consignado é a facilidade na hora da contratação. Como o valor das parcelas já é descontado diretamente na folha de pagamento, não é necessário apresentar comprovante de renda ou avalista. Além disso, a liberação do crédito é rápida, podendo ocorrer em até 48 horas após a aprovação do pedido.

No entanto, é importante ficar atento aos cuidados na hora de contratar o empréstimo consignado. É preciso avaliar se o valor das parcelas não comprometerá a renda do contratante, deixando-o sem condições de arcar com outras despesas básicas. Além disso, é preciso ler atentamente o contrato, verificando as taxas de juros, o valor total a ser pago e o prazo de pagamento.

O empréstimo consignado pode ser uma boa opção para quem precisa de crédito com juros mais baixos e facilidade na contratação. Mas é importante ter cuidado na hora de contratar, evitando o endividamento excessivo e garantindo que o contrato atenda às suas necessidades financeiras.

+Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta (15); Veja opções para enviar a declaração

Cartão com benefícios para aposentados

Outra novidade já havia sido anunciada em fevereiro pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ele anunciou que o governo federal vai lançar, em breve, um cartão de benefícios para aposentados.

A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre diversos benefícios e direitos dos aposentados e idosos. Entre eles:

  • estacionamento no shopping;
  • entrada de cinema;
  • entrada em ônibus;
  • uso do metrô;
  • desconto em passagem de avião;
  • farmácias conveniadas para desconto em medicamento.

Esses itens são apenas exemplos. "Vamos ampliar para todo tipo de vantagens. O cartão vai ser uma espécie de milhagem para beneficiar o beneficiário da previdência. Quero criar um cartão, um QR-Code, que vai ter lá, para você poder mostrar em qualquer lugar. Ele poderá estar no celular”, explicou Lupi.

“Estamos trabalhando para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica emitam para quem é cliente deles. Neles [cartões] vai ter toda a unificação dos benefícios por lei alcançados pelos beneficiários da Previdência", complementou o ministro.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.