MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Atenção mulheres: entenda o golpe do Uber e como se proteger para não ser dopada

Há registros do "golpe da Uber" ou "golpe do cheiro" em pelo menos três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul. Confira relatos de algumas mulheres

Golpe do Uber: motorista olha para o banco de trás do carro
Golpe do Uber: motorista olha para o banco de trás do carro - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 06/06/2022, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Casos de tentativas de dopagem por motoristas de aplicativos da Uber e também da 99 estão aumentando no país. Há relatos em pelo menos três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul. O golpe do Uber (ou golpe do cheiro) consiste na exposição dos passageiros, em geral mulheres desacompanhadas, a produtos químicos que causam tontura, falta de ar e até pressão na cabeça.

É possível encontrar diversos alertas nas redes sociais. Em um deles, uma usuária afirma que "o golpe do Uber que solta um gás para deixar o passageiro desacordado é muito real. Aconteceu com uma amiga, ela está bem, graças a Deus, mas isso é muito sério e preocupante", ressalta na postagem.

Em outro post, uma segunda usuária alerta que a amiga quase foi sequestrada após entrar no carro e passar mal com um cheiro forte. "Cuidado ao pegar o uber/99, meninas! O cara foi pra cima dela, tentando apagá-la. Ela conseguiu escapar", conclui.

Em um dos relatos são divulgados o nome do motorista e a placa do veículo no qual uma mulher passou momentos de desespero. "Nessa madrugada aconteceu comigo, mesmo estando super atenta. Foi tudo muito rápido. O motorista esperou passarmos por uma rua deserta para lançar essa substância (sem cheiro nenhum). Comecei a sentir os efeitos (tontura e muita fraqueza) e pedi para sair do carro. Ele trancou as portas e começou a fechar o vidro. Consegui escapar pela fresta do vidro (estou com hematomas) e, pra minha sorte, pessoas na rua apareceram e me socorreram."

+Corpus Christi é feriado nacional? Veja os próximos dias de folga no país

Golpe do uber ou golpe do cheiro: como funciona?

A forma de agir varia um pouco. Em uma ocasião, o motorista teria oferecido um produto para limpar a tela do celular da passageira. Após usar, ela passou mal, mas conseguiu sair do carro. Alguns usaram spray para borrifar a substância na parte de trás do veículo, onde estavam as vítimas. Até o momento, ninguém foi preso por essa atitude, mas as polícias civis investigam os casos.

Em nota, segundo reportagem do Autoesporte, a Uber informou que só teve conhecimento de investigação concluída em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde o iquérito policial foi encerrado porque, de acordo com as autoridades, não houve elementos de prática de crime. No Rio, um laudo pericial concluiu que o produto utilizado pelo acusado seria apenas álcool 70%, o mesmo usado para proteção contra a Covid-19.

+Vale-alimentação: veja lista de produtos que podem gerar multa se comprados com benefício

Como se proteger do golpe do Uber?

Algumas medidas preventivas contribuem para minimizar os riscos de cair no golpe do Uber. O uso de máscara de proteção dos tipos PFF2 ou N95, já utilizadas contra a Covid-19, podem reduzir ou retardar os efeitos no organismo por terem em sua composião materiais filtrantes. Andar com os vidros sempre abertos é outra dica.

Além disso, é importante conferir se o motorista é bem avaliado na plataforma e, se possível, compartilhe sua localização com um amigo ou parente. Caso desconfie que estão tentando drogar você, acione a polícia por meio do 190 e deixe o veículo imediatamente. Reporte o corrido à Uber ou à empresa 99, conforme o serviço utilizado.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.