Os consumidores brasileiros podem celebrar uma boa notícia para o final do ano: não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz em dezembro
Os consumidores brasileiros podem celebrar uma boa notícia para o final do ano: não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira verde para o próximo mês, beneficiando todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Desde o término da bandeira de escassez hídrica, que vigorou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022, os consumidores têm sido poupados das taxas adicionais na conta de luz. A escolha pela bandeira verde na ocasião se deu pelas condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas atingindo uma média de 87% de armazenamento no início do período seco, conforme informado pela agência reguladora.
Essa medida representa um alívio considerável para os consumidores, visto que, caso as outras bandeiras fossem instituídas, refletiriam o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado pela Aneel em junho de 2022. Esses aumentos foram justificados pela inflação e pelo maior custo das usinas termelétricas, resultante do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Em agosto, a Aneel tomou medidas para reduzir as bandeiras tarifárias em até 36,9%, destacando três fatores para justificar a diminuição:
LEIA TAMBÉM
+Haverá GREVE GERAL contra privatização da Sabesp, Metrô e CPTM na próxima semana
As bandeiras tarifárias, criadas em 2015 pela Aneel, refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica e são divididas em níveis. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há acréscimos. Já as bandeiras vermelha ou amarela acarretam em aumentos que variam de R$ 2,989 a R$ 9,795 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Vale destacar que o Sistema Interligado Nacional abrange praticamente todo o país, com exceção de algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, existem 212 localidades isoladas do SIN, onde a demanda por energia é suprida principalmente por térmicas a óleo diesel.
+Agora é lei: governo vai pagar pensão para filhos de pais com ESTA doença
Com essa onda de calor que tem elevado as temperaturas de forma intensa, o consumo de energia aumenta, especialmente com o uso de aparelhos para climatização. Seja consciente ao escolher entre um ar-condicionado e um ventilador, considerando não apenas o conforto térmico, mas também a eficiência energética e o custo para o bolso:
Ar-condicionado:
Ventilador:
Seja qual for sua escolha, lembre-se de desligar os aparelhos quando não estiver no ambiente, contribuindo para uma conta de luz mais econômica. Com as medidas certas, é possível aproveitar o verão com conforto, sem comprometer o bolso.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.