MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil alcança 99% de reciclagem de latas de alumínio e bate recorde mundial

Acordo com o governo ampliou a coleta e reciclagem de latas de alumínio. Somente em 2021, foram economizados 2 milhões de toneladas de bauxita

Acordo com o governo ampliou a coleta e reciclagem de latas de alumínio
Acordo com o governo ampliou a coleta e reciclagem de latas de alumínio - Divulgação

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/04/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil é o recordista mundial de coleta e reciclagem de latas de alumínio. Em 2021, 98,7% das latas vendidas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história. Para se ter uma ideia da extensão desses números, das 414 mil toneladas de latas vendidas, 409 mil toneladas foram recicladas.

Para cada quilo de lata reciclada, são economizados cinco quilos de bauxita (mineral usado para produzir alumínio). Somente em 2021, foram economizados 2 milhões de toneladas. De 2019 a 2021, a reciclagem reduziu o consumo de energia em 70%, o uso de água em 65% e as emissões de gases de efeito estufa em 70%.

O secretário-executivo, Renato Paquet, da Recicla Latas, destaca que com a melhoria contínua do sistema de logística reversa, a reciclagem de latas de alumínio tornou-se referência no Brasil e no mundo. “Em cerca de 60 dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo ou voltar ao supermercado”.

Atualmente, o Brasil conta com 36 centros de coleta mantidos pelo departamento, atendendo 100% do território nacional. Esses locais garantem que todos os resíduos sejam descartados adequadamente para reciclagem. Mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis ​​são beneficiados pelo programa de logística reversa de latas de alumínio, gerando mais de R$ 5 bilhões em receita anualmente.

+++Passaporte gratuito para estudantes? Veja se pode emitir o seu sem custo

Acordo com o governo ampliou a coleta e reciclagem de latas de alumínio

Em 2020, o governo federal assinou um convênio com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) para ampliar a coleta e permitir o aumento do número de reciclagem de latas. A ação criou novos desafios para a indústria, dando importante apoio aos catadores que atuam na cadeia da reciclagem, determinando que a indústria recicladora compre as latas coletadas a preços de mercado.

O termo de compromisso determinou ainda a criação de uma entidade gestora, com o lançamento no Brasil do programa Cada Lata Conta, que possibilitou a modernização, centralização e transparência nas informações sobre o processo de coleta e reciclagem, além do fortalecimento das metas de reciclagem no setor em 95%.

O documento também facilitou a chegada das latinhas aos centros de coleta e parceiros pelo país; investimentos em educação ambiental e financeira para melhorar renda e condição de vida dos catadores; e o desenvolvimento de ações tecnológicas para aumento da produtividade.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.