MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

ChatGPT será restrito para assinantes? Saiba quanto a plataforma vai cobrar

Por enquanto, o uso do ChatGPT, que usa Inteligência Artificial (AI), é gratuito, mas a empresa responsável pelo seu desenvolvimento vai começar a cobrar pelo acesso

Mulher usa notebook
Mulher usa notebook - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Milhares de estudantes e profissionais já inseriram o uso da plataforma ChatGPT em suas rotinas diárias. Por enquanto, o uso do sistema que utiliza Inteligência Artificial (AI) para produzir conteúdos diversos é gratuito, mas a empresa responsável pelo seu desenvolvimento, a OpenAI, vai começar a cobrar pelo acesso.

Nesse momento, a ferramenta vai oferecer a opção de assinatura premium por 20 dólares ao mês, o que corresponde a mais de R$ 100 mensais. Segundo a OpenAI, entre as vantagens de se tornar assinante premium estariam: conseguir acessar mesmo nos horários de pico, em que costuma oscilar para o restante; obter respostar mais rápidas; e acessar de forma antecipada futuro novos recursos.

Conforme divulgou o site Bloomberg Línea, a empresa assinou um acordo de investimento no mês passado com a Microsoft que vai retornar US$ 10 bilhões nos próximos anos. Por isso, a OpenAI busca soluções de negócios para cobrir o alto custo do produto e conseguir gerar lucro.

+Morre a jornalista Glória Maria; Veja 7 curiosidades sobre sua vida e carreira

O que é ChatGPT?

A própria ferramenta vai responder a essa pergunta. O JC acessou a plataforma e pediu para ela escrever uma matéria jornalística para explicar o que é ChatGPT. Confira abaixo a resposta obtida:

"A OpenAI, uma das maiores empresas de inteligência artificial do mundo, lançou recentemente o seu mais recente modelo de linguagem: o ChatGPT. Este modelo é baseado na tecnologia de Transformer e foi treinado com milhões de conversas de diferentes fontes da web. Com isso, ele é capaz de compreender e responder a perguntas com incrível precisão e naturalidade.

O ChatGPT é considerado um avanço significativo na área de modelos de linguagem e está sendo utilizado em vários setores, desde atendimento ao cliente até criação de conteúdo. Além disso, ele pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada empresa ou indústria.

Ao contrário de modelos de linguagem anteriores, o ChatGPT é capaz de manter o contexto de uma conversa, o que significa que ele pode responder de forma mais precisa e coerente a perguntas complexas. Isso abre novas possibilidades para a automação de tarefas e melhoria da interação com os usuários.

Além disso, a OpenAI está constantemente trabalhando para aprimorar o modelo e torná-lo ainda mais eficiente. A equipe de pesquisa da empresa tem trabalhado para melhorar a compreensão do ChatGPT sobre nuances culturais, idiomas e contextos sociais, o que permite uma interação ainda mais natural e fluida.

Em resumo, o ChatGPT é um modelo revolucionário que está mudando a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e criam conteúdo. Com sua capacidade de compreender e responder a perguntas com precisão e naturalidade, ele está abrindo novas possibilidades para a automação de tarefas e melhoria da interação humana."

+YouTube REVELA os canais que mais lucram; Brasil aparece entre os primeiros

O que é possível fazer via ChatGPT?

O ChatGPT é considerado um salto no uso de Inteligência Artificial (AI), pois se comunica de forma bem semelhante a um ser humano. Em linhas gerais, trata-se de um robô virtual (chatbot), capaz de gerar uma infinidade de conteúdo, entre outras ações, tais como:

  • produzir textos, sejam eles jornalísticos ou acadêmicos, por exemplo;
  • conversar de maneira fluida e dar conselhos (apesar de não ter sido desenvolvido para isso);
  • dar dicas para conseguir emprego;
  • redigir poesias e letras de múscia;
  • elaborar um modelo de procuração judicial;
  • escrever uma carta ou e-mail;
  • ensinar o preparo de algum alimento;
  • responder questões de provas; e
  • preparar um discurso sobre determinado tema.

Tudo isso é feito de forma quase instantânea, em poucos segudos, após o pedido do interessado. Criado pela empresa OpenAI (Inteligência Artificial Aberta) em 2015, na época com a participação de Elon Musk (dono do Twitter atualmente), o sistema está disponível em quase 100 línguas, apesar de funcionar melhor se o pedido for feito em inglês.

Apesar de trazer informações muito verídicas, o ChatGPT não dispensa a revisão e a edição de texto, bem como a conferência dos dados trazidos. As experiências de uso desses dois primeiros meses indicam que a performance costuma variar de acordo com o idoma em que o comando é escrito, o mesmo no qual o texto será retornado pelo robô virtual. Clique aqui para testar a ferramenta de forma gratuita.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.