MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

'Combustível do Futuro': Saiba o que é e como irá beneficiar os brasileiros

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) projeto de lei conhecido como 'Combustível do Futuro'; medida segue para votação no Senado

Frentista abastece veículo
Frentista abastece veículo - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei conhecido como 'Combustível do Futuro'. A medida passou na casa com votação expressiva de 429 a favor, 19 contra e três abstenções.

Este projeto visapromover o uso do diesel verde e aumentar a proporção de etanol na gasolina. O texto, elaborado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), agora seguirá para votação no Senado.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Projeto faz parte da agenda verde do legislativo brasileiro 

A iniciativa faz parte da agenda ambiental conhecida como agenda verde, adotada pelo Legislativo com o intuito de tornar o Brasil mais sustentável e ampliar o uso de energias renováveis. O texto apresenta uma série de medidas para reduzir as emissões de carbono e honrar compromissos internacionais, como os estabelecidos no Acordo de Paris.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) e autor da proposta que aumenta a mistura de biodiesel no diesel, também celebrou a aprovação.

À Agência Câmara de Notícias, ele defendeu que o biodiesel não é apenas um combustível, mas também um elemento que influencia os preços, ao aumentar a produção de proteína animal e valorizar as exportações brasileiras.

+ Calendário de março do Bolsa Família começa a ser pago nesta sexta; Quem recebe?

Combustível menos poluente

A intenção de aumentar a proporção de biodiesel no diesel é tornar o combustível menos poluente, porém, críticos da medida expressaram preocupações com possíveis problemas decorrentes de uma abordagem muito rígida. 

O novo texto de Arnaldo Jardim permite uma mistura de biodiesel superior a 15%, desde que sua viabilidade técnica seja comprovada. Essa flexibilidade foi demandada pelo setor energético para garantir testes técnicos adequados e evitar danos aos motores dos veículos.

Danos aos motores?

Distribuidoras de combustíveis alertaram sobre os riscos de danos aos motores sem testes adequados, o que poderia resultar em perda de eficiência e custos adicionais para os consumidores.

O novo parecer também concede mais autoridade ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, para estabelecer a proporção de biodiesel no diesel comercializado nacionalmente, na faixa de 13% a 25%.

Anteriormente, o CNPE só poderia ajustar a proporção em dois pontos percentuais. A flexibilização visa evitar aumentos bruscos nos preços ao consumidor final, especialmente em situações como quebras de safra que afetem a produção de biodiesel a partir da soja, principal fonte no Brasil.

O impasse foi resolvido, permitindo uma discussão mais ampla no Senado. O presidente da Frente Parlamentar de Energia, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), busca a relatoria, mas há uma disputa envolvendo o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), apoiado pelo setor agrícola.

Além de promover o diesel verde e a mistura de etanol na gasolina, o projeto “Combustível do Futuro” também contempla programas para combustíveis sustentáveis de aviação, biometano e estabelece o marco legal para a captura e estocagem geológica de dióxido de carbono. O texto consolidado na Câmara combina propostas do governo com outras já em tramitação na Casa.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.