MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como emitir o carnê do IPTU 2023 online? Saiba como fazer

Em abril vence a terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que começou a ser cobrado pela maioria das prefeituras no mês de fevereiro. É possível acessar o carnê do IPTU 2023 online

Homem empilha moedas ao lado de uma casa
Homem empilha moedas ao lado de uma casa - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/04/2023, às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em abril vence a terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que começou a ser cobrado pela maioria das prefeituras no mês de fevereiro. Caso você não tenha recebido o carnê do IPTU 2023 ou tenha extraviado os boletos para pagamento, saiba que é possível emitir de forma online. Muitas administrações municipais, inclusive, deixaram de enviar a guia mensalmente.

Caso o contribuinte não pague o IPTU até a data de vencimento, o débito poderá ser inscrito na dívida ativa do município. Isso significa que o valor devido passa a ser cobrado com juros e multas, além de ficar sujeito a medidas de cobrança, como a penhora de bens.

Portanto, é preciso ficar atento porque o não recebimento não pode ser usado como desculpa para deixar de recolher o imposto - cobrado anualmente. O tributo incide sobre todos os imóveis urbanos, sejam eles residenciais, comerciais, industriais ou terrenos não edificados.

O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é estabelecido pela prefeitura a partir de uma avaliação. O valor do imposto pode variar de acordo com a localização, tamanho e características do imóvel.

Neste artigo, o JC Concursos explica como emitir e pagar o IPTU de duas das principais capitais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, em todas as localidades onde o carnê de papel deixou de ser enviado, o site da administração municipal será a fonte oficial para consulta para regularizar o pagamento.

+Trabalha como pessoa jurídica? Emissão OBRIGATÓRIA de NFS-e tem novo prazo

IPTU 2023 em São Paulo

Na terra da garoa, da mesma forma que ocorreu em 2022, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. A Prefeitura de SP enviou um único formulário e os boletos desse formulário poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

Porém, o contribuinte que não recebeu a notificação via Correios ou já extraviou o formulário deverá emitir pela internet a 2ª via do boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento. É necessário apenas o nº do seu IPTU (também conhecido como nº de SQL ou nº do contribuinte). A consulta dos débitos pode ser feita aqui. Tira outras dúvidas sobre o IPTU em SP neste link.

Também é possível pagar o IPTU 2023 SP nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados, bastando informar o número de cadastro do imóvel. O pagamento também poderá ser realizado no débito automático e nas lotéricas – para esse canal é necessário o boleto impresso.

+Bolsa Atleta SP está com inscrições abertas e paga até R$ 1.320; Saiba quem tem direito

Carnê do IPTU 2023 no Rio de Janeiro

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, o IPTU mudou. O carnê de várias folhas, como um livreto, acabou. Agora a guia tem uma única folha azul e branca, em formato carta. Esta guia é enviada pelos Correios aos contribuintes.

As guias também podem ser emitidas de forma online, tanto no site carioca.rio, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para iOS e Android. É possível baixar e imprimir de uma só vez todas as dez parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

Confira o calendário completo e já coloque o alarme no celular para não perder a data de pagamento. A parcela de abril vencerá no dia 10.

  • 1ª cota: Vencimento em 7/2/2023
  • 2ª cota: Vencimento em 7/3/2023
  • 3ª cota: Vencimento em 10/4/2023
  • 4ª cota: Vencimento em 8/5/2023
  • 5ª cota: Vencimento em 7/6/2023
  • 6ª cota: Vencimento em 7/7/2023
  • 7ª cota: Vencimento em 7/8/2023
  • 8ª cota: Vencimento em 8/9/2023
  • 9ª cota: Vencimento em 6/10/2023
  • 10ª cota: Vencimento em 8/11/2023

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.