MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como saber se minha declaração do Imposto de Renda foi processada? Veja passo a passo

Todo o processo de declaração do Imposto de Renda pode ser acompanhado no site da Receita Federal, através do portal e-CAC. Confira os detalhes

Confira o significado dos status no portal e-CAC do Imposto de Renda
Confira o significado dos status no portal e-CAC do Imposto de Renda - Shutterstock

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/06/2022, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Terminado o prazo de declaração do Imposto de Renda na terça-feira (31), sempre fica aquela sensação de “será que deu certo?”. Mas não se preocupe, se você conseguiu entregar a declaração dentro do prazo, não haverá cobrança de multa. Depois do envio dos dados, a Receita Federal irá analisar as informações e verificar se todas as informações estão corretas e se não houve sonegação ou estão com erros.

Além do mais, todo o processo pode ser acompanhado no site da Receita Federal, através do portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Caso nunca tenha acessado, poderá fazer o login através da sua conta gov.br para conferir as informações relacionadas ao processamento do Imposto de Renda.

+++Chegada da moeda digital ao mercado é anunciada pelo BC; saiba quando

Veja como conferir se a sua declaração do Imposto de Renda foi processada

Depois de acessar o portal e-CAC, basta clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na tela que se abre, você verá o status de todos os relatórios enviados até o momento, com destaque para o de 2022.

É importante fazer o acompanhamento, pois após o processamento da sua declaração, a Receita Federal também irá notificá-lo no portal se houver alguma pendência. Além disso, você poderá enviar uma declaração retificadora, por exemplo, para corrigir algum dado incorreto, antes do Leão intimar você ou cobrar alguma multa.

Se não houver pendências, uma vez processada sua declaração, duas coisas podem acontecer:

  • Seu status passa de “Em processamento” para “Em Fila de Restituição”: se você tiver uma restituição devida, receberá o valor a que tem direito na conta bancária informada no extrato assim que o governo liberar seu lote de acordo com o cronograma de reembolso;
  • Ou a declaração simplesmente aparecerá com o status “Processada”, indicando que o processamento chegou ao final.

Confira o significado dos status no portal e-CAC do Imposto de Renda

Ao acompanhar o processamento da sua declaração do Imposto de Renda é possível encontrar outros status além de “Em processamento”, “Em Fila de Restituição”, “Com Pendências” ou “Processada”.

  • Em análise: é a forma que a Receita avisa que recebeu a sua declaração, mas ela continua em análise.
  • Retificada: se o contribuinte necessitar de alterar a declaração original enviada e for substituída por uma declaração retificadora, é assim que a Receita Federal indica que recebeu a declaração corrigida
  • Cancelada: se a autoridade fiscal estiver interessada ou você solicitar o cancelamento da declaração, o sistema poderá apresentar o status de "cancelado", o que encerra todos os efeitos legais da declaração do Imposto de Renda.
  • Tratamento manual: quando a sua declaração continua em análise e você precisa esperar que a Receita Federal entre em contato por correspondência.

Esses status também se aplicam a declaração retificadora enviada. Sempre que envia dados para a Receita Federal, eles são analisados ​​novamente e todo o processamento é feito novamente. Assim, se sua retificação ou declaração continuar sendo processada, basta aguardar e acompanhar o andamento do processo no portal da Receita Federal, pois você já cumpriu seu papel.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.