MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até o último dia de fevereiro

Os comprovantes para o Imposto de Renda são utilizados para preencher os dados financeiros na Declaração do IRPF

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/02/2022, às 08h06

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até o último dia de fevereiro
Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até o último dia de fevereiro - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

De acordo com a Receita Federal, as empresas e instituições financeiras devem enviar para os contribuintes de comprovantes de rendimentos sobre o ano de 2021 até o dia 28 de fevereiro. Os informes são utilizados pelas pessoas para preencher a declaração do Imposto de Renda (IR) de Pessoa Física, em que o prazo de entrega está previsto para iniciar no dia 02 de março. 

De qualquer forma, o calendário de entrega da declaração de 2021 será divulgado pela Receita nos próximos dias. Normalmente, o prazo inicia no primeiro dia útil de março e deve ir até final de abril. 

Devido a pandemia de covid-19, o prazo final de entrega foi adiado nos dois anos anteriores. A declaração pôde ser entregue até 30 de junho de 2020 e 31 de maio em 2021.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar as informações por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. 

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Comprovantes podem ser pedidos na internet

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar valores de todas as contas correntes e investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.