MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cuidado: ESTES alimentos podem causar câncer, alerta OMS; Veja lista

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu novo produto que é consumido diariamente em sua lista de alimentos que podem causar câncer

Várias frutas e legumes vistos de cima
Várias frutas e legumes vistos de cima - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/07/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o adoçante aspartame em sua lista de alimentos que podem causar câncer. Embora tenha classificado o aspartame como um "provável" carcinógeno, a OMS ressalta que o consumo da substância é seguro, desde que respeitado um limite diário.

O aspartame é um dos adoçantes mais amplamente utilizados na indústria de bebidas e alimentos, especialmente em produtos de baixa caloria. A decisão de incluí-lo na lista foi baseada nas análises de dois grupos dentro da OMS.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) concluiu que o aspartame é um "possível" causador de câncer, embora as evidências estejam limitadas a um único tipo de câncer de fígado. A chefe da agência, May Schubauer-Berigan, explicou que a inclusão do aspartame na lista é mais um apelo à comunidade científica para que sejam realizados mais estudos sobre o tema.

Por outro lado, o Comitê Conjunto sobre Aditivos Alimentares da OMS considerou que não existem evidências suficientes de que o aspartame cause danos à saúde. Portanto, o limite diário de consumo foi mantido em até 40 miligramas por quilo de peso corporal.

Para um adulto com 70 kg, isso equivaleria a aproximadamente 14 latas de refrigerante diet. O chefe de nutrição da OMS, Francesco Branca, recomendou que o consumo de açúcar e adoçantes seja moderado e sugeriu que, em vez de optar por refrigerantes dietéticos, seja considerada uma terceira opção, como beber água.

+RECORDE: Agronegócio tem nova alta em junho e bate R$ 74 Bilhões

Outros alimentos que podem causar câncer

Além do aspartame, a OMS alertou sobre outros alimentos com potencial cancerígeno. São eles:

  • A Carne processada, como presunto, salsicha e bacon, foi classificada como "cancerígena para humanos" pela IARC em 2015;
  • A Carne vermelha foi considerada como "provavelmente causadora de câncer" em relação ao desenvolvimento de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata;
  • O consumo de álcool também foi destacado como um fator de risco para vários tipos de câncer, incluindo câncer de intestino, fígado, esôfago e mama;
  • Frituras e o extrato de aloe vera também foram mencionados como alimentos que podem estar associados ao risco de desenvolver câncer, embora em categorias de probabilidade inferior.

+Trabalhador pode folgar nos jogos da Copa do Mundo Feminina?

Embora a inclusão do aspartame na lista da OMS gere preocupações, é importante respeitar o limite diário recomendado e moderar o consumo de alimentos e bebidas potencialmente cancerígenos. Ainda são necessários mais estudos para compreender totalmente os efeitos desses alimentos na saúde humana.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.