MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Cursos na área da saúde foram os mais procurados durante a pandemia

Segundo o presidente Abmes, Celso Niskier, a pandemia aumentou a demanda por profissionais da área da saúde. Logo, os estudantes ficaram mais interessados de entrar na área

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/03/2022, às 10h51

Cursos na área da saúde foram os mais procurados durante a pandemia
Cursos na área da saúde foram os mais procurados durante a pandemia - Freepik
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Com o avanço da pandemia de covid-19 durante o ano de 2020, a procura por cursos na área da saúde aumentou na educação superior e foi a mais procurada tanto no ensino a distância (EaD) quanto no presencial. As informações foram disponibilizadas pelo levantamento do Observatório do Ensino Superior: análise dos microdados do Censo da Educação Superior 2020. 

Entre as dez graduações a distância mais procuradas em 2020 e que tiveram aumento no ingresso de alunos em relação a 2019, quatro são na área de saúde: farmácia, com crescimento de 416%; biomedicina, com aumento de 190%; nutrição, com 70,5%; e enfermagem, com 30,4%. Esses cursos não são totalmente remotos, contam com atividades presenciais e práticas de ensino.

Sete dos 20 cursos presenciais mais procurados por novos alunos são na mesma área: psicologia, com aumento de 7,6% nas matrículas; medicina veterinária (6,9%), medicina (4,1%), odontologia (0,5%), biomedicina (2,1%). Os cursos de enfermagem e fisioterapia, apesar de estarem entre os mais procurados, tiveram queda no número de matrículas em relação a 2019, respectivamente de 9,6% e 12,7%.

+Concurso Prefeitura São Bernardo do Campo SP recebe inscrições para 297 vagas de agente de saúde

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier, destaca que o aumento dos cursos da área da saúde foi provocado pela pandemia e pela valorização destes profissionais, que foram heróis da linha de frente. Além disso, os estudantes perceberam a necessidade do mercado de trabalho e viram uma oportunidade de começar a sua carreira.

Ele ressalta que as carreiras na área da saúde precisam de diploma para exercer a profissão, o que faz com que os alunos tenham de buscar graduação. Além disso, tratam-se, segundo Niskier, de profissões com salários médios maiores que outras carreiras.  

Avanço da educação a distância

Outro efeito da pandemia sobre a educação superior foi o avanço da educação a distância. Em 2020, os iniciantes nesses cursos ultrapassaram os calouros nos cursos presenciais. Dos mais de 3,7 milhões de iniciantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) pelos presenciais.

Na edição de 2019, a rede privada já havia registrado o ingresso maior nas vagas das graduações a distância. Nos últimos dez anos, o número de ingressos em cursos presenciais recuou 13,9%, enquanto nos cursos a distância cresceram exponencialmente 428,2%.

Entre as áreas dos cursos a distância, a saúde avançou 78% em relação a 2019, com mais 78.527 estudantes. 

+Ministério da Saúde abre as inscrições para o curso gratuito de agente comunitário

“A EaD veio para ficar e é parte da solução. O que temos de fazer é garantir que cresça com qualidade”, enfatiza Niskier. 

“Acredito que vamos construir um modelo de EaD que seja bom para o país, por causa da flexibilidade, da acessibilidade que proporciona, e que garanta os padrões de qualidade exigidos”. Em relação aos cursos de saúde, ele ressalta que defende as atividades presenciais e as práticas, que não são a favor de um curso 100% a distância.

Embora os impactos da pandemia, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas no ensino superior, o que representa crescimento de 0,9%. Em relação a 2019, o número de matrículas totais avançou 3,1% entre as instituições privadas e encolheu 6% nas públicas.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.