Descubra a diferença entre Soft Skills e Hard Skills, habilidades essenciais para o sucesso profissional de quem está em busca de vaga de emprego
A pesquisa Skills Outlook Employee View, realizada pela Pearson em parceria com o Google e divulgada nesta segunda-feira (24) no Brasil, aponta que o trabalhador brasileiro é um dos que mais têm interesse em desenvolver as soft skills e não apenas hard skills. Também revelou quais hard skills serão mais necessárias na hora de buscar uma vaga de emprego entre cinco e dez anos.
No mundo profissional atual, a competição é acirrada e as empresas buscam cada vez mais profissionais que possuam habilidades além do conhecimento técnico. Duas categorias de habilidades que têm se destacado como importantes para o sucesso profissional são as soft skills e hard skills. Mas você sabe o que são essas habilidades e como elas se diferenciam? Então, continue a leitura porque explicamos logo mais adiante.
Antes, vale ressaltar que a pesquisa foi feita entre agosto e setembro de 2022, e entrevistou, ao todo, foram 4 mil trabalhadores do Brasil, da Índia, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Globalmente, a divulgação foi feita na quinta-feira passada, 20 de abril de 2023.
+Bolsa da USP de pós-doutorado está com inscrições abertas e paga R$ 8,4 mil por mês
LEIA TAMBÉM
No período de cinco a dez anos, ao ofertar uma vaga de emprego, as empresas vão conferir se o candidato ao posto apresenta hard skills específicas. A pesquisa sugere que as hard skills focadas em tecnologia serão consideradas as mais necessárias.
As hard skills são habilidades técnicas e específicas, que são adquiridas através de treinamento, experiência e educação formal. Elas são mensuráveis e geralmente são necessárias para realizar tarefas específicas em um determinado campo profissional. Alguns exemplos de hard skills incluem:
+Mínimo Existencial: pessoas super endividadas podem ter proteção dobrada contra bancos
As soft skills são habilidades comportamentais e sociais que estão relacionadas com a forma como uma pessoa se relaciona com os outros e com o ambiente de trabalho. São habilidades subjetivas, difíceis de mensurar e desenvolvidas ao longo do tempo.
Elas são valiosas em qualquer área profissional e são frequentemente consideradas como habilidades transferíveis, pois podem ser aplicadas em diferentes contextos. A pesquisa realizada pela Pearson em parceria com o Google aponta que as seis habilidades consideradas mais importantes pelos brasileiros são:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.