MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

É perigoso esquentar comida no microondas? ESTE material pode intoxicar a sua refeição

Saiba mais sobre a pesquisa que revela a liberação de microplásticos em potes plásticos aquecidos no microondas e entenda quais materiais e alimentos não devem ser aquecidos nesse aparelho

É perigoso esquentar comida no microondas? ESTE material pode intoxicar a sua refeição
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/08/2023, às 12h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O microondas, um aliado na praticidade da cozinha moderna, é frequentemente usado para aquecer refeições e alimentos rapidamente. No entanto, uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, trouxe à luz uma preocupação relevante: a liberação de microplásticos em potes plásticos após o aquecimento no micro-ondas.

Os potes plásticos destinados a guardar alimentos, especialmente aqueles utilizados para crianças, são uma escolha comum para o aquecimento no micro-ondas devido à sua conveniência.

Apesar dessa facilidade, cientistas, que realizaram os testes, revelaram uma preocupante realidade: quando expostos ao calor do micro-ondas, esses utensílios podem liberar cerca de 2 bilhões de nanoplásticos e 4 milhões de microplásticos.

+Renovação da CNH pode ser feita antes do vencimento. Saiba como

Essas partículas minúsculas podem entrar nos alimentos, levantando preocupações sobre os efeitos na saúde humana.

Os efeitos do plástico no sistema digestivo humano ainda não são claros, mas os cientistas desconfiam que não são bons. 

Segundo John Boland, professor de química do Trinity College Dublin, os plásticos se revestem com protéinas no corpo. A consequência deste comportamento ainda é uma incógnita no sistema imunológico.

Os rins sofrem o maior impacto, pois é sua função primordial eliminar resíduos, tornando-se os primeiros a lidar com a exposição a contaminantes. No entanto, demonstram eficiência na filtragem dos microplásticos de tamanho considerável, indicando que muitos deles provavelmente são excretados. No entanto, os nanoplásticos são de dimensões tão reduzidas que conseguem penetrar as membranas celulares e alcançar locais que não seriam sua rota natural, enfatiza a especialista.

+Gestantes podem ser ISENTAS de carência nos planos de saúde. Proposta é aprovada no Senado

Os mitos em torno do microondas

Contrariando mitos populares, é importante destacar que aquecer alimentos no micro-ondas não representa um risco à saúde. Muitas vezes, a palavra "radiação" associada ao micro-ondas gera apreensão, mas o tipo de radiação utilizado pelo aparelho é a eletromagnética de baixa frequência, semelhante àquela presente em lâmpadas e rádios. Essa radiação é inofensiva ao organismo humano e à saúde dos alimentos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que, se utilizado conforme as instruções do fabricante, o micro-ondas não oferece perigos à saúde. Portanto, a praticidade e agilidade desse eletrodoméstico podem ser aproveitadas sem preocupações.

Cuidados na utilização do microondas

No entanto, é fundamental ressaltar que nem todos os materiais e alimentos podem ser aquecidos no micro-ondas. Materiais como metais, madeira, isopor, garrafas térmicas e certos tipos de plástico não reagem bem ao processo de aquecimento do aparelho e podem apresentar riscos, desde danos ao micro-ondas até riscos de incêndio.

Além disso, alguns tipos de plásticos podem liberar substâncias nocivas quando aquecidos, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. Essas substâncias podem afetar negativamente a saúde humana, imitando hormônios e causando alterações no organismo.

+Quase 1 milhão de beneficiados são CORTADOS do Bolsa Família. Consulte sua situação

Cuidados com Alimentos no Micro-ondas

Alguns alimentos também não devem ser aquecidos no micro-ondas devido às suas características. Ovo inteiro, vegetais inteiros, salsichas e linguiças não devem ser aquecidos dessa forma devido à possibilidade de explosão. Já as folhas de vegetais podem murchar e perder nutrientes quando aquecidas no micro-ondas.

Em conclusão, o uso seguro e consciente do micro-ondas é essencial para aproveitar suas vantagens sem riscos à saúde. A pesquisa sobre a liberação de microplásticos em potes plásticos aquecidos serve como um lembrete para considerar cuidadosamente os materiais utilizados na cozinha e os alimentos aquecidos nesse aparelho.

+++Acompanhe as principais informações sobre Socidade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.