MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Economia: vendas no varejo cai pela primeira vez no ano de 2023; ENTENDA o que aconteceu

Vale destacar que o setor de varejo no Brasil é um dos principais geradores de empregos no país e o seu desempenho pode interferir na taxa de desemprego

Economia: vendas no varejo cai pela primeira vez no ano de 2023; ENTENDA o que aconteceu
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/04/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O setor de varejo no Brasil registrou uma queda de 0,1% no volume de vendas na passagem de janeiro para fevereiro, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (25). Essa queda ocorreu após um crescimento de 3,8% em dezembro para janeiro.

No entanto, em uma análise mais ampla, o varejo apresentou um aumento de 0,2% na média móvel trimestral, 1% na comparação com fevereiro de 2022, 1,8% no acumulado do ano e 1,3% no acumulado de 12 meses.

O que motivou a desaceleração do comércio varejista é que das oito atividades, seis tiveram queda em fevereiro. Os setores que mais apresentaram recuo foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10,4%), tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2%), móveis e eletrodomésticos (-1,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

+Vestibular Fatec: divulgada a lista de aprovados com o benefício de isenção da taxa de inscrição

O coordenador da pesquisa, Cristiano Santos, destacou que esses resultados podem ser consequência de um período difícil para a Black Friday e o Natal, o que resultou em uma recuperação em janeiro e uma manutenção desse patamar em fevereiro. Além disso, Santos ressaltou que a inflação estável em setores importantes, como a alimentação em domicílio, que impacta os hiper e supermercados, também pode explicar os resultados observados em fevereiro.

Por outro lado, duas atividades apresentaram alta em fevereiro: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).

+Bolsa Família: governo realiza novo pagamento para mais um grupo com destaque HISTÓRICO

Economia: receita nominal do setor varejista

Em relação à receita nominal, o comércio varejista teve um crescimento de 0,3% na comparação com janeiro, 7,5% em relação a fevereiro de 2022, 9,3% no acumulado do ano e 13,6% no acumulado de 12 meses.

Já o varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos/peças, apresentou um aumento de 1,7% no volume de vendas na passagem de janeiro para fevereiro. O segmento de veículos, motos, partes e peças cresceu 1,4%, enquanto o setor de material de construção teve uma queda de 2%.

+Ministro da Previdência pede recursos para Haddad para diminuir filas no INSS

Na média móvel trimestral, o varejo ampliado teve um crescimento de 0,9%. Também foi registrado um aumento de 0,1% no acumulado do ano. No entanto, foram registradas quedas de 0,2% na comparação com fevereiro do ano passado e de 0,5% no acumulado de 12 meses.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.