MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

EdTech brasileira reinventa o ensino com tecnologias inéditas para otimizar estudos

O programa “Dá para conciliar” usa inteligência artificial para identificar conteúdos semelhantes de editais diferentes e foi idealizado pelo Gran Cursos Online, considerada uma das mais promissoras EdTechs da América Latina

Edtech brasileira anuncia nova ferramenta de estudos
Edtech brasileira anuncia nova ferramenta de estudos - Divulgação Gran Cursos Online

PUBLIEDITORIAL
Publicado em 03/01/2022, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma EdTech brasileira está revolucionando o estudo para concursos e provas. O Gran Cursos Online, eleito entre as 100 mais promissoras EdTechs da América Latina pela HolonIQ, criou uma tecnologia inédita em que, a partir de inteligência artificial, será possível saber para quais concursos o estudante está apto para a aprovação, conciliando as matérias específicas de cada certame. 

Para Paulo de Castro, de 34 anos, o tempo é precioso. Técnico administrativo do Executivo há dez anos, o que ele mais quer no momento é mudar de ares. Para isso, há dois anos voltou ao mundo dos concursos e, não teve dúvidas, fez logo assinatura no Gran Cursos Online. Desde então, o também dono de casa encara uma maratona de concursos na área dele. Só há um porém, segundo Castro, perde-se muito tempo na checagem de conteúdo em uma tentativa de conciliar provas. 

“Preciso olhar cada ponto de um edital e ver quais batem com outro certame que esteja próximo”, afirma Castro. Foi pensando em casos como o dele que a EdTech resolveu lançar o “Dá para conciliar”. Uma ferramenta que, pelo “machine learning”, ajudará o aluno a correlacionar cursos de editais diferentes. 

Considerado uma das maiores lideranças do país na área de tecnologia, o Cofundador e Diretor de Tecnologia (CTO) do Gran Cursos Online, Rodrigo Calado, explica o significado de tal termo. “Machine Learning é um ramo da inteligência artificial (IA) baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com mínima ou zero intervenção humana”. 

A partir dessa tecnologia, nasceu o “Dá para conciliar”, uma ferramenta que identifica conteúdos similares, mesmo que os professores sejam diferentes e que a matéria lecionada seja abordada de uma maneira distinta. 

No caso de concursos, a plataforma conseguirá apresentar um percentual de intersecção de conteúdo entre diferentes editais. Dessa forma, o aluno saberá exatamente o que ele precisará estudar para realizar outra prova, sem estudar novamente o mesmo material e sem perder tempo verificando o que já estudou e o que ainda não estudou.

O cocriador da empresa esclarece que com a IA é possível identificar padrões de candidatos com rendimento maior; inferir quais conteúdos são mais relevantes para os alunos de níveis iniciante, intermediário e avançado; observar a taxa de retenção das videoaulas; prever os conteúdos com maior probabilidade de cair em uma prova; converter áudio em texto para gerar legendas aos que possuem deficiência auditiva e texto em áudio para gerar audiolivros aos que possuem deficiência visual. 

Para ele, a inteligência artificial coloca o candidato anos-luz à frente. “Imagine você estudar por uma plataforma de estudos que possui a capacidade de se adaptar às suas necessidades?“, questiona.

A Reinvenção 2022: o evento anual de inovação 

Ano novo precisa chegar com novidades, novas maneiras otimizadas e modernas de buscar seus objetivos! Pensando nisso, o Gran Cursos Online preparou sete novidades tecnológicas que vão revolucionar a maneira como o aluno estuda para concursos públicos

Além do “Dá pra conciliar”, são elas:

  1. Gran audiobooks na web, com mais de 24 mil cursos em áudio com fala humanizada, divisão por capítulos, acelerador e outras funções para ouvir quando quiser;
  2. App Desktop 3.0, com melhoria dos filtros de busca, atualização do cronograma de estudos, mapas mentais e monitor de desempenho;
  3. Edital em Questão, cursos de preparação 100% voltados para resolução de exercícios, ou seja, toda vez que uma novo edital for lançado, ele será “traduzido”, atribuindo questões relacionadas para cada item e subitem do documento. 
  4. Gran Cursos Questões 3.0, com questões comentadas em vídeos, ambiente de simulados inéditos dos professores e criados pelos próprios alunos e um novo painel de "Meu Desempenho" para estatísticas por disciplina com base nas questões respondidas e nos simulados;
  5. Lei em Questão, um projeto que oferecerá, de forma objetiva, o comentário artigo por artigo, das principais leis cobradas nas mais diversas áreas de atuação;
  6. Gran Gerenciador de Estudos na Web, nova plataforma de Pós-Graduação, uma plataforma específica para alunos da Pós, que atende a todas as especificidades desse tipo de estudo com informações sobre TCC, notas, avaliações e documentos;
  7. Novos Cursos Verticalizados, cursos para concursos 100% estruturados no formato do edital, atrelados a trechos específicos e seguindo exatamente a ordem trazida pela banca. 

Os novos recursos estarão disponíveis para todos os assinantes a partir do dia 10 de janeiro de 2022. 

De acordo com Gabriel Granjeiro, presidente da empresa, o Gran já nasceu com um viés tecnológico muito forte e o objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida do estudante. 

“Criamos um ecossistema de estudo, porque o conteúdo é importante, tem que ser bom, tem que ter excelentes professores por trás, só que ele é insuficiente. A pessoa não aprende apenas com o conteúdo, ela precisa ter método, ela precisa ter constância. A nossa plataforma ajuda a pessoa a se organizar, estudar, a ver os pontos fracos e fortes, vai além da matéria e essa é a nova vertente, um novo tempo da educação, uma educação individualizada, personalizada, e acelerada”, explica. 

Saiba mais sobre o Gran Cursos Online

Fundado em 2013 por Gabriel Granjeiro, integrante da Forbes under 30,  e Rodrigo Calado, atende cerca de 380 mil alunos ativos, e mais de um milhão de estudantes já passaram em sua história, consolidando o Gran Cursos Online como uma das EdTechs mais inovadoras do país. 

Eleita entre as 100 mais promissoras da América Latina, pela HolonIQ, o Gran viu seu faturamento crescer 42% em 2021 em comparação ao ano anterior. Também em 2021, recebeu o primeiro aporte financeiro “private equity” do Fundo de Impacto Social do BTG Pactual – um dos principais bancos de investimentos da América Latina. 

Com 18 estúdios de tevê, em Brasília, no Distrito Federal, e 50 home studios onde são gravadas as aulas, o Gran Cursos conta com mais de 600 professores e 500 colaboradores em todas as regiões do país. Além disso, a empresa participa da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa da ONU.

Lançada em 2015, a Assinatura Ilimitada permite aos alunos ter acesso às 142 mil videoaulas e a mais de 33 mil livros digitais. Um banco de dados com mais de 1,7 milhão de questões auxilia os estudantes a consolidarem seus conhecimentos e agora contará com mais sete novidades para potencializar o estudo dos seus alunos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.