MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor encerra em 5 dias

Nas eleições de 2022, os cidadãos devem ir às urnas no dia 2 de outubro para eleger novo presidente da república, governador, senador, deputado federal e estadual (ou distrital). Veja data final

Eleições 2022: instalação do aplicativo e-Título no celular
Eleições 2022: instalação do aplicativo e-Título no celular - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 29/04/2022, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu um alerta nesta sexta-feira, 29 de abril de 2022, para quem quer votar nas eleições 2022: o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor encerra daqui cinco dias, em 4 de maio. Neste ano, os cidadãos devem ir às urnas no dia 2 de outubro para eleger novo presidente da república, governador, senador, deputado federal e estadual (ou distrital).

Para a emissão do título, bastam apenas três documentos e o procedimento pode ser feito totalmente de forma online, na plataforma Título Net (confira o passo a passo abaixo). No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, aos analfabetos e para os idosos com mais de 70 anos de idade.

Já tem o título, mas não sabe se está regular para votar nas eleições 2022? A consulta da situação pode ser feita rapidamente portal do TSE. Basta acessar a coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clicar em “Situação Eleitoral” e informar os números do CPF e do título. O resultado sai em alguns segundos. Caso conste como "irregular" é possível que o documento esteja cancelado ou suspenso.

+Presidente da Câmara reclama da falta de apoio dos deputados e sociedade para aprovar Reforma Administrativa

O título é cancelado em casos de falecimento, duplicidade de inscrição, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial. Será suspenso como consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, veja as orientações no vídeo a seguir:

Eleições 2022: estatísticas

De acordo com as Estatísticas do Eleitorado, o Brasil tem mais de 148 milhões de cidadãos votantes. Confira os número por faixa etária:

  • mais de um milhão de eleitores de 16 e 17 anos;
  • entre 18 e 69 anos, são mais de 134,3 milhões; e
  • com mais de 70 anos, existem cerca de 12,8 milhões.

De acordo com balanço apresentado no início do mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o interesse em participar do processo eleitoral vem crescendo, especialmente, entre os jovens de 15 a 18 anos. Em março, eles registraram mais de 445,5 mil novos títulos.

+Taxa de desemprego fica estável, mas atinge o menor número para o período desde 2016; Confira os números

Como tirar o título de eleitor pela internet?

O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Basta seguir esse passo a passo:

  • acesse o sistema TítuloNet;
  • indique a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do seu domicílio eleitoral, pois será onde irá votar nas eleições 2022;
  • use o celular para fazer uma selfie, segurando o RG, e comprovar a identidade;
  • selecione a opção "Não Tenho" no menu “Título de eleitor” e preencha os campos indicados;
  • Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema (documento de identidade, comprovante de residência e quitação do serviço militar);
  • Prontinho! A análise do pedido deve ser acompanhada na guia "Acompanhar Requerimento".

Depois, basta fazer o download do aplicatico e-Título no tablet ou smartphone e utilizar a versão digital do documento para votar nas eleições 2022. O app está disponível para o sistema operacional Android e também para o iOS, disponíveis no Google Play e na Apple Store, respectivamente.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.