MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Empréstimo consignado do INSS voltou! Caixa retoma linha de crédito aos aposentados

A Caixa Econômica Federal voltou a ofertar o empréstimo consignado do INSS, linha de crédito destinada aos aposentados e pensionistas, com os juros mais baixos do mercado

Várias notas de reais
Várias notas de reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/04/2023, às 20h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Caixa Econômica Federal voltou a ofertar o empréstimo consignado do INSS, linha de crédito destinada aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Os interessados já podem requerer a operação financeira.

Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente do salário ou benefício do cliente, antes mesmo de ele receber. Isso torna a operação mais segura para as instituições financeiras, que têm a garantia de que o pagamento será feito, e, consequentemente, possibilita juros menores para o tomador de empréstimo.

Segundo o banco estatal, o dinheiro é disponibilizado com as menores taxas do mercado. A taxa média é de 1,87% ao mês, abaixo do teto recomendado. O valor máximo de empréstimo depende do valor do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista. Porém, só é permitido comprometer até 35% do valor mensal com as parcelas.

As prestações são iguais durante todo o contrato e descontadas diretamente do benefício do INSS, sem a necessidade de emitir boletos ou comparecer em agências do banco para efetuar pagamentos.

+Bolsa Família vai pagar dinheiro extra para gestantes e quem tem filhos com até 18 anos

Como contratar o empréstimo consignado da Caixa?

Os clientes poderão contratar a operação diretamente no Internet Banking, aplicativo da Caixa, no autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui, unidades lotéricas ou agências bancárias. O cliente que já possui contrato na Caixa tem à disposição a possibilidade de renovação, tanto para aumentar o prazo do contrato original, diminuindo o valor das parcelas mensais, ou para aumentar o valor do crédito a receber.

+Saque Calamidade de até R$ 6,2 mil está disponível para mais três cidades

Cuidado ao pegar o empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado tem sido uma opção cada vez mais procurada por quem precisa de crédito rápido e com juros baixos. Além disso, o empréstimo consignado oferece outras vantagens, como a possibilidade de contratar um valor mais alto do que em outras modalidades de crédito, já que as instituições financeiras têm a segurança do desconto automático das parcelas.

Outra vantagem é que esse tipo de empréstimo, com desconto na folha de pagamento, não exige uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, o que torna a operação mais acessível para quem tem o nome negativado.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados antes de contratar um empréstimo consignado. Entre eles:

  • verifique se a parcela cabe no seu orçamento mensal, já que o valor será descontado diretamente do salário ou benefício;
  • pesquise bem as condições oferecidas por diversas instituições financeiras, para escolher a que oferece as melhores taxas e condições de pagamento;
  • leia atentamente o contrato antes de assinar para não ter surpresas no futuro (valor das parcelas, prazo de pagamento e os juros cobrados, por exemplo);
  • evite contratar um empréstimo consignado em momentos de instabilidade financeira, já que a parcela será descontada todos os meses e pode comprometer ainda mais o orçamento.

O empréstimo consignado pode ser uma opção segura e vantajosa para quem precisa de crédito, desde que tomados os devidos cuidados na contratação. Se bem utilizado, pode ser uma boa alternativa para quem precisa de um fôlego financeiro, sem comprometer ainda mais o orçamento mensal.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.