MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Estudos de cursos técnicos poderão ser aproveitados no ensino superior; saiba mais

A ideia do projeto Verticaliza é capacitar profissionais da educação para fazer o aproveitamento dos cursos técnicos. Veja como vai funcionar

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/04/2022, às 17h29

A ideia do projeto é capacitar profissionais da educação fazer o aproveitamento dos cursos técnicos
A ideia do projeto é capacitar profissionais da educação fazer o aproveitamento dos cursos técnicos - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Estudantes de cursos técnicos de nível médio poderão fazer aproveitamento de estudos no ensino superior. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC), na primeira fase do Projeto Verticaliza. A ideia da medida é capacitar profissionais da educação para desenvolver planos instrucionais que possam aproveitar os cursos técnicos feitos durante o ensino médio.

Podem se inscrever instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais.

O prazo de adesão das instituições vai até 31 de maio. O primeiro curso de aperfeiçoamento tecnológico terá início em julho. O público-alvo são os profissionais designados das instituições de ensino envolvidas no projeto. No total, seis turmas serão treinadas ao longo de dois anos.

+++Novo recurso! Uber vai mostrar destino e valores a motoristas antes das corridas. Entenda

Entenda como funciona o projeto de aproveitamento de cursos técnicos

O curso está dividido em seis módulos consecutivos com um total de 180 horas de atividade ao longo de 3 meses e irá formar 260 profissionais da educação de 65 instituições. Os participantes aprovados nos seis módulos receberão um Certificado de Aperfeiçoamento Técnico emitido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de nível médio. Os eixos tecnológicos atualmente são: informação e comunicação; infraestrutura; militar; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; recursos naturais; segurança; turismo hospitalidade e lazer; ambiente e saúde; controle e processos industriais; desenvolvimento educacional e social; e gestão e negócios.

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos também pode ser acessado através do site. 

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.