MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Existem critérios para o exame psicológico em concurso público? Entenda

O exame psicológico em concurso público está presente principalmente para carreiras policiais. Especialista vai dar dicas de como evitar deslizes nessa etapa em live agendada para as 20h desta quinta (5) no canal do YouTube JC Concursos

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 04/05/2022, às 22h18

Exame psicológico em concurso público: live agendada no canal do YouTube do JC
Exame psicológico em concurso público: live agendada no canal do YouTube do JC - Divulgação/JC
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O exame psicológico em concurso público é uma das etapas mais temidas, principalmente pelos candidatos de carreiras policiais. Presente em diversos certames, a avaliação psicológica é critério eliminatório e ninguém quer perder o cargo dos sonhos depois de já ter conseguido aprovação nas provas objetiva, discursiva, oral, além de ter se superado no teste de aptidão física. Conhecer melhor o que envolve essa fase pode fazer a diferença na hora de encarar o psicólogo.

O Decreto Federal 9.739/2019 estabelece normas referentes ao teste. A avaliação psicológica é definida como "o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo". Porém, ela está condicionada à existência de previsão legal específica e deve estar prevista no edital do concurso público. Do contrário, não poderá ser cobrada em momento posterior. Além disso, todas as avaliações devem ser fundamentadas, com cópia disponibilizada aos candidatos.

Se você quer saber mais sobre o exame psicológico em concurso público, não perca a live que o JC Concursos preparou para esta quinta-feira, 5 de maio, às 20h. O especialista Rodney Idankas, professor membro no canal do YouTube JC Concursos, vai dar dicas de como evitar deslizes e garantir a aprovação. Clique aqui e defina o lembrete para não perder o evento, voltado ao concurso da Polícia Militar de São Paulo para Soldado e Aluno Oficial. Contudo, as dicas serão aproveitadas por candidatos de outros certames também.

+Novo piso salarial da enfermagem de R$ 4.750 é aprovado na Câmara; veja

Concurso PM SP

Estão em andamento dois concursos da Polícia Militar de São Paulo, ambos organizados pela Fundação Vunesp. A seleção voltada à contratação de 2.700 soldados está na fase de exames de aptidão física. Na sequência, os aprovados serão convocados para a etapa de exames de saúde e, em seguida, avaliação psicológica. A carreira paga remuneração de R$ 3.360,33 e exige apenas nível médio.

Quem concorre ao posto de aluno oficial da PM está uma etapa atrás, mas também passará pelo exame psicológico em concurso público. Em 23 de abril, a Vunesp divulgou o edital de resultado das prova escrita. Os próximos passos são convocar para o teste físico, exames de saúde, e avaliação psicológica. Por fim, haverá a análise de conduta social, reputação e idoneidade, além da avaliação de documentos. Ao todo, serão preenchidas 220 vagas para a Academia do Barro Branco.

+++O JC Concursos disponibiliza mais detalhes nas páginas dos processos seletivos para Soldado e Aluno Oficial.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.