Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos afiliados irão suspender as operações por meio de DOC e TED; saiba detalhes
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos afiliados irão suspender as operações por meio de DOC e TED até fevereiro de 2024, como anunciado pela federação nesta quinta-feira (4).
A medida se deve à diminuição do uso dessas transferências pelos clientes, na maioria devido à chegada do Pix. A mudança afetará tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
De acordo com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, a decisão foi tomada com o objetivo de melhorar a conveniência para os clientes. Com o surgimento do Pix, as transferências via DOC e TEC deixaram de ser a primeira escolha dos clientes, que preferem o Pix por ser gratuito e instantâneo.
+ Novo piso da aposentadoria sobe e acompanha salário mínimo
LEIA TAMBÉM
O Documento de Ordem de Crédito (DOC), é uma forma de transferência eletrônica de fundos entre bancos diferentes no Brasil. Para fazer uma transferência DOC, é necessário informar os dados do destinatário e do banco de destino, bem como o valor a ser transferido.
Geralmente, as transferências DOC têm um limite de valor máximo por transação e podem levar até um dia útil para serem creditadas na conta do destinatário. No entanto, com a popularização do Pix, que permite transferências instantâneas e gratuitas 24 horas por dia, 7 dias por semana, as transferências DOC têm sido cada vez menos utilizadas.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma forma de transferência eletrônica de fundos entre bancos diferentes no Brasil. A principal diferença entre a TED e a transferência DOC é que a TED é processada em tempo real.
Dados do Banco Central (BC) mostram que as transações via DOC somaram 59 milhões de operações em 2022, representando apenas 3,7% do total de mais de 63 bilhões de operações feitas no ano. Até o dia 29 de fevereiro de 2024, as operações via DOC e TEC serão completamente encerradas pelos bancos.
O BC informa ainda que o DOC ficou atrás no mesmo período dos cheques, que registaram 202, 8 milhões, da TED que somou 1,01 bilhão, do boleto com 4 bilhões, do cartão de crédito débito com 15,6 bilhões, cartão de crédito com 18,2 bilhões e do PIX, que somou 24 bilhões.
Até o dia 15 de janeiro, os clientes poderão realizar essas transferências, podendo agendar DOCs até a data limite de 29 de fevereiro, quando as operações serão oficialmente finalizadas.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.