MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fim das transferências bancárias via DOC e TED? Entenda

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos afiliados irão suspender as operações por meio de DOC e TED; saiba detalhes

Notas de dinheiro
Notas de dinheiro - Canva
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/05/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos afiliados irão suspender as operações por meio de DOC e TED até fevereiro de 2024, como anunciado pela federação nesta quinta-feira (4). 

A medida se deve à diminuição do uso dessas transferências pelos clientes, na maioria devido à chegada do Pix. A mudança afetará tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

De acordo com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, a decisão foi tomada com o objetivo de melhorar a conveniência para os clientes. Com o surgimento do Pix, as transferências via DOC e TEC deixaram de ser a primeira escolha dos clientes, que preferem o Pix por ser gratuito e instantâneo.

+ Novo piso da aposentadoria sobe e acompanha salário mínimo

O que é DOC e TED?

O Documento de Ordem de Crédito (DOC), é uma forma de transferência eletrônica de fundos entre bancos diferentes no Brasil. Para fazer uma transferência DOC, é necessário informar os dados do destinatário e do banco de destino, bem como o valor a ser transferido. 

Geralmente, as transferências DOC têm um limite de valor máximo por transação e podem levar até um dia útil para serem creditadas na conta do destinatário. No entanto, com a popularização do Pix, que permite transferências instantâneas e gratuitas 24 horas por dia, 7 dias por semana, as transferências DOC têm sido cada vez menos utilizadas.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma forma de transferência eletrônica de fundos entre bancos diferentes no Brasil. A principal diferença entre a TED e a transferência DOC é que a TED é processada em tempo real. 

Saiba quando as operações serão suspensas

Dados do Banco Central (BC) mostram que as transações via DOC somaram 59 milhões de operações em 2022, representando apenas 3,7% do total de mais de 63 bilhões de operações feitas no ano. Até o dia 29 de fevereiro de 2024, as operações via DOC e TEC serão completamente encerradas pelos bancos.

O BC informa ainda que o DOC ficou atrás no mesmo período dos cheques, que registaram 202, 8 milhões, da TED que somou 1,01 bilhão, do boleto com 4 bilhões, do cartão de crédito débito com 15,6 bilhões, cartão de crédito com 18,2 bilhões e do PIX, que somou 24 bilhões.

Até o dia 15 de janeiro, os clientes poderão realizar essas transferências, podendo agendar DOCs até a data limite de 29 de fevereiro, quando as operações serão oficialmente finalizadas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.