MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fim do Google? Buscador da Microsoft já integra inteligência artificial na pesquisa

O Google é hoje o buscador mais utilizado no mundo. Porém, essa hegemonia pode estar prestes a ser balançada pelo buscador da Microssoft, o novo Bing usa inteligência artificial, semelhante ao ChatGPT

Pessoa usa buscador do Google
Pessoa usa buscador do Google - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/02/2023, às 20h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Google é hoje o buscador mais utilizado no mundo. Quem nunca ouviu: "pergunta ao Google" ou "dá uma googada", por exemplo, como sinônimo de pesquisar? Porém, essa hegemonia pode estar prestes a ser balançada. Isso porque o buscador da Microssoft, o Bing, já integra a inteligência artificial na pesquisa.

O novo Bing conta com tecnologia integrada ao ChatGPT, ferramenta lançada no final de novembro de 2022 pela empresa OpenAi. Segundo a Microsoft, "o novo Bing é uma espécie de assistente de pesquisa, planejador pessoal e parceiro criativo que está sempre disponível quando se pesquisa na Web" por meio do seu buscador.

O ChatGPT é considerado um salto no uso de Inteligência Artificial (AI), pois se comunica de forma bem semelhante a um ser humano. Em linhas gerais, trata-se de um robô virtual (chatbot), capaz de gerar uma infinidade de conteúdo.

Será que muitas pessoas vão deixar de pesquisar no Google para usar o "Bing com ChatGPT" a partir de agora? Há muitos interessados na novidade. Para utilizar o novo buscador é preciso entrar numa lista de espera (clique aqui), que conta com mais de 1 milhão de internautas.

+Valores a Receber: BC vai liberar novo saque de dinheiro esquecido; Veja data

Qual é a vantagem do buscador da Microsoft com inteligência artificial?

Hoje, o buscador serve, em linhas gerais, para trazer fontes que, em tese, têm informação para a pesquisa feita. Muitas vezes, o usuário precisa clicar em mais de um link para achar toda a informação que necessita. Além disso, orienta-se pesquisar por palavras-chave para conseguir um melhor resultado.

Conforme informado na página do novo Bing, o sistema de busca com AI melhora a experiência existente do Bing para fornecer um novo tipo de pesquisa. Nela, não são listados links para consulta. A pesquisa retorna uma reposta com a informação desejada, que o buscador resumiu a partir de fontes confiáveis da internet. 

Confira as vantagens:

  • Além de gerar uma lista de ligações relevantes, o Bing agrega fontes confiáveis na Web para fornecer uma única resposta resumida;
  • Consegue pesquisar da mesma forma como fala, escreve e pensa. O Bing aceita pesquisas complexas e fornece uma resposta detalhada;
  • Na experiência de chat, é possível conversar naturalmente e fazer perguntas de seguimento à sua pesquisa inicial para obter respostas personalizadas;
  • O Bing pode ser utilizado como uma ferramenta criativa. Pode ajudá-lo a escrever poemas, histórias ou até mesmo partilhar ideias para um projeto.

Portanto, ao invés de pesquisar apenas por "pagamento Bolsa Família", por exemplo, pode fazer perguntas extensas e completas, como: "quando será feito o pagamento do Bolsa Família para NIS final 3 e quem tem direito a receber?". O buscador voltará um texto com todas as informações solicitadas e não vários links de sites que publicaram matérias sobre o Bolsa Família.

É como se o sistema fizesse esse serviço por você. Ele entra nos links de páginas confiáveis, colhe as informações e retorna um texto próprio, resumido, feito com base nessas consultas. Assim, o usuário recebe uma resposta completa, em poucos segundos, sem precisar abrir vários links, ler e procurar o dado que precisa. Logo, será capaz de esclarecer dúvidas de forma mais rápida do que se você fosse consultar vários sites.

+Não caia no golpe da conta de luz falsa: empresa de energia elétrica emite alerta

Exemplos de pesquisas possíveis no novo Bing

A página de lançamento do novo Bing indica algumas pesquisas que podem ser feitas à versão melhorada do buscador da Microsoft. Entre elas estão:

  • Crie um cardápio com entrada, prato principal e jantar;
  • Ajude-me a planejar uma viagem especial para o meu aniversário;
  • Escreva um poema que rime;
  • Quais atividades de arte posso fazer com o meu filho?;
  • Você pode me ajudar a ficar mais em forma?;
  • Preciso de um carro grande e rápido;
  • Ajude-me a criar um jogo de quiz;
  • Encontre um festival de música para mim.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.