A partir de amanhã (28) já é possível consultar o sistema para saber se ficou dinheiro esquecido em bancos. Saiba como conferir os valores a receber
A espera acabou! O Banco Central vai liberar nova rodada de saques do Sistema Valores a Receber, que indica quem tem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras. A consulta pode ser feita a partir das 10h de amanhã, 28 de fevereiro, mas o saque mesmo só estará disponível em março.
Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm R$ 6 bilhões a receber. O sistema ficou 11 meses fechado e será reaberto agora com algumas novidades, entre elas a implantação de uma sala de espera virtual, que possibilita todos os usuários consultarem no mesmo dia. Não terá cronograma por ano de nascimento, como no ano passado.
Será permitido, ainda, conferir valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
Além disso, estará disponível a impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e titulares de conta conjunta vão poder ver se o outro pedir o resgate do dinheiro. Por fim, serão disponibilizados todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.
LEIA TAMBÉM
+Retorno da cobrança de impostos sobre combustíveis deve aumentar preço da gasolina
A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado:
Mesmo quem já recebeu pode ter direito a novas quantias, referentes a contas bancárias fechadas ou restituição de cobrança indevida que eventualmente tenham ficado para o segundo lote de consulta e saque. No primeiro trimestre de 2022, o governo federal devolveu valores relativos a:
Essas fontes de dinheiro esquecido também estarão disponíveis agora.
+Restituição do Imposto de Renda: Pix e declaração pré-preenchida garantem prioridade
A consulta deve ser feita apenas no site oficial, o www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. Pessoa física deve digitar o CPF e a pessoa jurídica, o CNPJ. Caso o resultado seja acessar o sistema Valores a Receber amanhã (28), a partir do dia 7 de março, às 10h, basta retornar ao site do Banco Central e acessar o SVR de novo para saber como solicitar a devolução.
O Banco Central alerta para possíveis golpes. A instituição reforça que:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.