MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Índia ULTRAPASSA China e vira país mais populoso do mundo; Veja novos números

Confirmando as projeções feitas nos últimos meses, a Índia ultrapassou a China e se tornou o país mais populoso do mundo. Confira o motivo e curiosidades sobre a Índia

Indianas sorrindo
Indianas sorrindo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/04/2023, às 20h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Confirmando as projeções feitas nos últimos meses, a Índia ultrapassou a China e se tornou o país mais populoso do mundo. A pandemia da covid-19 tem relação com a mudança. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população chinesa caiu cerca de 850 mil habitantes no fim do ano passado.

A queda é a maior desde a grande fome da China, em 1961. A taxa de mortalidade do país foi a menor em 49 anos e a de natalidade a menor já registrada. Especialistas acreditam que a população chinesa vai encolher 109 milhões até 2050, mais do que o triplo previsto pelo estudo anterior, feito em 2019.

Grande parte da queda demográfica é resultado da política do filho único imposta entre 1980 e 2015. Além disso, as rigorosas políticas de covid, em vigor há três anos, também são apontadas pelos especialistas como um dos fatores que causaram danos as perspectivas demográficas do país.

+Isenção de pedágio? Projeto de Lei libera donos de veículos de pagamento

População da Índia ultrapassa a da China

O inverso está ocorrendo na Índia, que se tornou o país mais populoso do mundo neste mês. De acordo com o último censo do país, em 12 anos 210 milhões de pessoas foram adicionadas à população indiana. É como se eles tivessem ganhado um Brasil de gente. De acordo com dados do Fundo de População das Nações Unidas, a Índia alcançou 1,428 bilhão de moradores, superando os mais de 1,425 bilhão de habitantes da China.

A vaca é sagrada na Índia?

A vaca é considerada um animal sagrado na cultura indiana, e essa crença está enraizada no hinduísmo, que é a religião preponderante na Índia. No hinduísmo, a vaca é considerada um símbolo de pureza, fertilidade, abundância e generosidade. Ela é vista como uma mãe nutridora e é reverenciada como um animal sagrado que fornece leite e sustento para as pessoas.

A crença na sacralidade da vaca é profundamente enraizada na cultura indiana e é respeitada por muitos hindus. A vaca é adorada em muitas regiões da Índia, e a sua proteção é considerada uma responsabilidade religiosa e social. Muitos hindus evitam consumir carne de vaca e consideram sacrilégio matar ou prejudicar uma vaca. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os indianos consideram a vaca como sagrada.

+Dia dos Povos Indígenas: população originária cresceu 84%, segundo parcial do Censo

Saiba mais sobre a Índia

Localizada no sul da Ásia, a Índia é um país conhecido por sua rica história, diversidade cultural, economia em crescimento e uma população vibrante. A Índia é um país de grande diversidade étnica, linguística e religiosa. Possui mais de 2.000 grupos étnicos e mais de 1.600 línguas faladas em todo o país, sendo o hindi e o inglês os idiomas oficiais.

O hinduísmo é a religião preponderante, com mais de 80% da população se identificando como hindus. Além disso, também é lar de outras religiões importantes como o islamismo, o cristianismo, o sikhismo, o budismo e o jainismo, entre outros.

A economia indiana é uma das maiores e de mais rápido crescimento do mundo. O país é conhecido por sua indústria de tecnologia da informação e serviços, sendo um importante destino para terceirização de serviços de TI. A culinária indiana também é amplamente apreciada, com uma variedade de pratos regionais ricos em sabores e especiarias.

A cultura indiana é rica e diversificada, com uma longa história de arte, música, dança, arquitetura e literatura. O país é conhecido mundialmente por suas danças tradicionais, como o balé clássico indiano, o Kathakali e o Bharatanatyam, e suas artes visuais, como os famosos templos esculpidos em pedra e as pinturas em miniatura.

Também é lá que está uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo: Bollywood, que produz filmes em hindi, a língua mais falada na Índia. Os filmes de Bollywood são conhecidos por sua música e dança vibrantes, tramas emocionantes e produções cinematográficas extravagantes. Um dos mais conhecidos mundialmente é Quem quer ser um milionário.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.