MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Indicador de Incerteza da Economia cai pela quinta vez seguida, informa FGV

O Indicador de Incerteza Econômica tem o objetivo de mensurar o nível de incertezas na economia com base nos principais jornais do Brasil e as expectativas do mercado financeiro

Indicador de Incerteza da Economia cai pela quinta vez seguida, informa FGV
Indicador de Incerteza da Economia cai pela quinta vez seguida, informa FGV - Freepik

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/03/2022, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) caiu 0,9 ponto em fevereiro e agora registra 121,2 pontos. Já é a quinta queda seguida do indicador, que se encontra ainda 6,1 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 (115,1 pts), último mês antes da chegada da pandemia de covid-19 ao país. 

Os dados foram publicados, nesta sexta-feira (04), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

Segundo a economista do FGV-Ibre, Anna Carolina Gouveia, a queda no nível de incerteza no início de 2022 reflete o maior controle da pandemia de covid-19, apesar do cenário econômico ainda ser preocupante. “O resultado, pela segunda vez consecutiva, foi inteiramente motivado pela redução da dispersão nas previsões de especialistas para as variáveis econômicas brasileiras”, aponta Gouveia. 

A economista explica que o componente de Mídia ficou estável no mês e já contabilizou parte do receio provocado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. “Para os próximos meses é possível que essa tendência de queda seja revertida e o indicador volte a subir, a depender do desenrolar das tensões geopolíticas e seus impactos sobre a economia global”, destaca a economista.

O FGV-Ibre também informa que o componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, caiu 4,2 pontos, para 121,6 pontos, contribuindo com a total evolução na margem do IIE-Br, ao passo que o componente de Mídia ficou estável, em 118,9 pontos.

O que é o Indicador de Incertezas da Economia?

O Indicador de Incerteza Econômica busca mensurar a incerteza da economia brasileira a partir de informações coletadas dos principais jornais do país e das expectativas do mercado financeiro acerca de variáveis macroeconômicas.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.