Contribuintes recebem e-mail com link malicioso, mas Ministério da Economia afirma que não adota esse tipo de comunicação. Entenda o golpe do Imposto de Renda 2022 e não caia nele
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/03/2022, às 15h33
Imposto de Renda 2022 é um dos assuntos do momento, pois o prazo para informar os rendimentos obtidos em 2021 à Receita Federal (RF) começa na próxima segunda-feira, 7 de março. A restituição para quem recolheu mais imposto do que deveria será uma etapa posterior, mas criminosos estão se aproveitando da situação para aplicar um novo golpe. De acordo com a RF, a fraude consiste no envio de link malicioso por e-mail para os contribuintes.
O assunto da mensagem é "Saque Imediato" para tenta atrair o usuário a clicar no link chamado "Chave de Acesso", inserido no conteúdo do e-mail. O órgão federal alerta que não envia mensagem desse tipo. “As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou o Ministério da Economia, em nota.
Vale ressaltar que a restituição do Imposto de Renda 2022 terá início apenas a partir do dia 31 de maio de 2022 e seguirá até 30 de setembro. Além disso, o Governo Federal já liberou o pagamento do lote residual de anos anteriores para quem caiu na malha fina, mas regularizou a situação com o leão. É importante reforçar, ainda, que o depósito da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte no momento em que fez a declaração anual do IRPF. O procedimento não envole envio de e-mail com link.
A Receita Federal estima receber 34,1 milhões de declarações até o final do prazo, que neste ano será o dia 29 de abril. De acordo com as novas regras da Receita Federal, é obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual a pessoa que:
LEIA TAMBÉM
Atenção: o cidadão que recebeu Auxílio Emergencial ou Auxílio Brasil no ano passado e, somados os valores dos benefícios aos demais rendimentos tributáveis, como o salário, ultrapassou o limite de R$ 28,5 mil estará obrigado a apresentar declaração do Imposto de Renda 2022. Isso porque os auxílios pagos pelo governo para amenizar prejuízos causados pela pandemia são considerados rendimentos tributáveis.
LEIA TAMBÉM:
+Imposto de Renda 2022: contribuintes já podem preparar documentos para declaração
+Veja os gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda 2022
Para consultar se tem direito a receber a restituição, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se identificar alguma pendência na declaração, pode retificá-la, corrigindo as informações erradas. Além do site, a Receita também oferece a opção de consulta do valor no aplicativo para tablets e smartphones (disponível para Android e iOS).
A Receita irá depositar as restituições diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.