MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Inep publica edital com regras de prova impressa e digital do Enem 2022; veja detalhes

Entre as novidades do Enem 2022 está a possibilidade de usar o nome social. As inscrições serão abertas no dia 10 de maio; Confira os prazos e regras

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/04/2022, às 17h26

Entre as novidades do Enem 2022 está a possibilidade de usar o nome social
Entre as novidades do Enem 2022 está a possibilidade de usar o nome social - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas apenas no fim do ano, mas o edital com as regras, diretrizes, procedimentos e prazos já pode ser conferido. A publicação foi feita nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União. Entre as novidades da edição do Enem 2022 está a possibilidade de os candidatos fazerem a inscrição utilizando nome social.

O Inep informou ainda que continuará aplicando alguns procedimentos adequados às emergências de saúde pública causadas pela pandemia. As inscrições de participantes e solicitações por atendimento especializado devem ser feitas através da página do Participante entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário de Brasília). Os candidatos vão precisar informar data de nascimento e CPF.

O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

A taxa de inscrição de R$ 85 deve ser paga até o dia 27 de maio. Os participantes que foram isentos da taxa de inscrição, mas não fizeram o exame da edição do Enem 2022, devem justificar ausência do sistema de isenção do Enem 2023, caso deseje solicitar uma nova isenção para exames futuros.

+++Governo oferece 60 mil bolsas para formação de professores da educação básica

Participantes deverão escolher uma das versões da prova do Enem 2022: impressa ou digital

O Inep destacou que os participantes que optarem por se inscrever na edição impressa não poderão realizar inscrição na edição digital do Enem 2022, que tem edital próprio. De acordo com a publicação, a opção (exame impresso ou digital) não poderá ser alterada após a finalização do cadastro.

A aplicação das provas impressas seguirá o horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova deverá começar às 13h30. No primeiro dia do Enem, a prova será encerrada às 19h. As provas do segundo dia serão concluídas às 18h30.

O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação em português. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os resultados da prova objetiva serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação. Os participantes poderão acessar seus resultados pessoais da prova impressa do Enem 2022 posteriormente, digitando o número do CPF e a senha na página do participante.

Inscrições da prova digital do Enem 2022 serão limitadas

De acordo com o edital, para a edição digital, o número de inscrições será limitado e se aplicará às localidades autorizadas do Inep nos estados, distritos federais e municípios designados. Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O edital informa ainda que, após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção.

O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo instituto e não será possível fazer a prova em computador particular.

Com informações da Agência Brasil 

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.