MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inep reabre inscrições do Enem e nova rodada de provas será em janeiro

O prazo ficará aberto até as 23h59 do dia 26 de setembro. Aos novos inscritos, a prova será aplicada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022

Enem 2021
Enem 2021 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/09/2021, às 08h19 - Atualizado às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na última segunda-feira, 13, que reabrirá as inscrições para o Enem 2021 aos participantes que tiveram a isenção negada por ter faltado na edição do ano passado. O prazo já está aberto e ficará até as 23h59 do dia 26 de setembro.

Aos novos inscritos, a prova será aplicada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Vale destacar que os participantes já inscritos terão a aplicação da prova mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

A decisão do Inep acontece 10 dias após o Supremo Tribunal Federal determinar a reabertura do pedido de isenção após analisar uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.

O edital do MEC previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias da prova só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência.

Muitos estudantes, porém, deixaram de ir por medo de serem contaminados e desenvolverem a Covid-19 antes de haver vacinas disponíveis, justificativa que não era considerada aceitável pelos critérios previstos no edital. No ano passado, o número de inscritos foi de 5,7 milhões, mas foi a edição com maior abstenção desde 2009. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de admissão à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998 inicialmente para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado só iria servir para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras em 2004, após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei do Programa Universidade para Todos (ProUni), e mais tarde em janeiro de 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), tendo sido desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) durante o governo do ex-presidente Lula, para se inscreverem em instituições de Ensino Superior públicas.

+++ Confira mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, incluindo dicas para o Enem 2021, na página específica sobre o exame.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Enem 2021

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

30/06/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
14/07/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/11/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
28/11/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.