MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

INSS: benefícios sociais serão adiantados para famílias afetadas pelas chuvas em São Paulo

Os beneficiários têm até o dia 17 de março para optar pela antecipação dos pagamentos. Veja como vai funcionar o adiantamento dos benefícios sociais pelo INSS

Veja como vai funcionar o adiantamento dos benefícios sociais pelo INSS
Veja como vai funcionar o adiantamento dos benefícios sociais pelo INSS - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/02/2023, às 20h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará benefícios aos moradores de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Essas regiões foram duramente atingidas pelas fortes chuvas intensas no último fim de semana. Os beneficiários têm até o dia 17 de março para optar pela antecipação dos pagamentos. O anúncio foi feito pela Ministério do Trabalho e Previdência anunciou nesta quarta (22).

A partir de 27 de março, as pessoas que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial vão receber um valor adicional igual a um mês de benefício, segundo a pasta. Os benefícios temporários não fazem parte desta ação. A antecipação é válida enquanto persistir o estado de calamidade.

Nesse processo, o INSS espera atingir 12 mil pessoas. Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão se inscrever antecipadamente nos benefícios. O valor total emitido pelo INSS será de aproximadamente R$ 220 milhões. É importante que o segurado que deseja pagar antecipadamente registre seus benefícios com antecedência no banco do qual recebe os benefícios.

+++ Poder Público quer apurar responsabilidades sobre a tragédia no litoral paulista

Veja como vai funcionar o adiantamento dos benefícios sociais pelo INSS

O valor enviado pelo INSS será depositado no banco onde a pessoa recebeu os benefícios, mas ficará guardado. O segurado pode optar por utilizar esse recurso, formalizando sua escolha no mesmo banco, que liberará o dinheiro no dia 27 de março. Esta opção só pode ser concedida uma vez enquanto a emergência estiver em andamento.

A pasta diz que “é bom lembrar que esse valor extra será descontado, posteriormente, do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo”.

Os segurados cujos atendimento foram alterados devido à chuva, terão os atendimentos presenciais adiados, o que não afetará a data de entrada do pedido de benefício. As novas datas para atendimento podem ser vistas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.