MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

IR 2021 tem 600 mil declarações na malha fina. Saiba como resolver

Declarações na malha fina acontecem por erros cometidos pelos próprios contribuintes; cidadão pode retificar dados no próprio sistema da Receita

IR 2021 tem 600 mil declarações na malha fina. Saiba como resolver
IR 2021 tem 600 mil declarações na malha fina. Saiba como resolver - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/02/2022, às 18h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes do Imposto de Renda 2021 precisam ficar atentos e consultar a plataforma da Receita para saber se entrou na lista da malha fina. Segundo dados da Receita Federal, o órgão federal tem até o momento, 600 mil declarações na malha fina, número que pode chegar a 1 milhão ao considerar o total de documentos na malha fina de anos anteriores, que já somam 400 mil. 

Na maioria dos casos, as declarações entram para a malha fina do IR por erros cometidos pelos próprios contribuintes. Neste caso, as ocorrências mais comuns são a omissão em prestar a informação acerca de rendimentos do titular ou de seus dependentes, bem como erros ao informar gastos com saúde ou a inclusão de dependentes que não atendem às regras. 

+ Restituição IR: Receita libera consulta para mais um lote residual; Saiba como consultar

600 mil declarações na malha fina. Saiba como resolver 

Para resolver os erros que fizeram o contribuinte ter as declarações na malha fina é necessário corrigir a informação errada, enviando uma declaração retificada. Antes disso, há a necessidade de saber porque o documento ficou retido. O contribuinte pode ter acesso a essa informação pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.

Para realizar este procedimento, é preciso ter um código de acesso e senha para entrar no sistema. O código e senha são feitos com os números recebidos das declarações de 2021 e 2020. A mesma senha do sistema gov.br também possibilita 

A criação do código e da senha é feita com os números de recibos das declarações de 2021 e 2020. Também é possível entrar no e-CAC utilizando a senha do sistema gov.br.

Declaração caiu na malha fina? Confira passo a passo

Para dar prosseguimento ao serviço, após o acesso ao centro virtual, confira o passo a passo:

  • Depois de acessar o centro virtual, é preciso ir em "Serviços em Destaque" 
  • Clicar em "Meu Imposto de Renda (Extrato do DIRPF)"
  • Para saber qual foi o erro que fez o contribuinte entrar na malha fina, vá em "Pendências de Malha", depois "Processamento"
  • Em "Processamento", há informações detalhadas sobre o IR no link "Extrato de Processamento"
  • Clique no ano e confira os dados

Após ter acesso a declaração IR e saber qual foi o motivo para entrar na malha fina, para realizar a retificação, o cidadão precisa acessar o programa IRPF 2021, quando aparecer uma mensagem alertando sobre uma nova atualização, é necessário clicar em “Atualizar”. No caso da segunda, o usuário precisa ir direto no botão “Retificar”, que fica na tela inicial. 

Depois de concluir a alteração dos dados, o cidadão deve ir em "Entregar declaração", cujo ícone fica do lado esquerdo. Revise os dados, confirme e envie o IR. Depois do prazo de 24h do envio, é possível checar no sistema e-CAC a situação do documento. No caso do documento aceito, a restituição poderá ser liberada pela Receita em breve, em lote residual. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.