MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 2,2 milhões já declararam Imposto de Renda 2022; Crescimento de 13,3%

Os problemas no site da Receita não impediram os contribuintes de declarar o Imposto de Renda 2022. A expectativa é de receber 34,1 milhões de declarações

Expectativa é de receber 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022.
Expectativa é de receber 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. - Divulgação

REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 11/03/2022, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mesmo com as dificuldades enfrentadas no site no primeiro dia, o número de contribuintes que acertaram as contas com o Leão aumentou durante a primeira semana de entrega. A Receita Federal já recebeu 2.289.606 declarações de Imposto de Renda 2022 até às 16h desta sexta-feira (11).

Na comparação com a primeira semana de entregas do ano passado, o número cresceu 13,3%. Este ano, o fisco deve receber 34,1 milhões de declarações, número semelhante ao enviado em 2021. O prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 começou na segunda-feira (7) e vai até o dia 29 de abril às 23h59min59s.

As pessoas que perderem o prazo de entrega deverão pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, o que for maior.

+++Aumento dos combustíveis: Postos de SP já praticam novos preços; Confira

Imposto de Renda 2022 traz inovações 

Este ano, o prazo para a declaração foi reduzido de 7 de março para 29 de abril. A redução é por causa da operação padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, o programa gerador da declaração não pôde ser baixado no fim de fevereiro, como tradicionalmente ocorre. A declaração, no entanto, traz novidades tecnológicas.

A principal inovação será o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) através do Pix. O sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas.

Outra mudança importante é a ampliação do acesso às declarações pré-preenchidas, onde os contribuintes recebem um formulário completo que apenas confirma os dados antes de enviá-los ao fisco. A partir de terça-feira (15), a ferramenta estará disponível para contribuintes com certificados digitais e cidadãos com contas prata ou ouro no portal Gov.br.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.