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Linha6 Metrô SP: obras recebem R$ 15 bilhões e prevê geração de 9 mil empregos

Linha 6-Laranja do Metrô SP vai gerar mais de 9 mil empregos durante as obras e, quando concluída, deverá transportar mais de 630 mil pessoas por dia. Veja

Doria anuncia retomada das obras do Metrô SP
Doria anuncia retomada das obras do Metrô SP - imagem

JC Concursos
Publicado em 05/10/2020, às 14h50 - Atualizado às 15h19

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Considerada a maior obra da América Latina, com investimento de R$ 15 bilhões e geração de 9 mil empregos, as obras da linha6-laranja do Metrô SP serão retomadas. O Governador João Doria anunciou que SP inicia nesta terça-feira (6) a maior obra de infraestrutura de todo o mundo. Quando for concluída, a Linha 6-Laranja vai atender diariamente a mais de 630 mil passageiros, que terão mais agilidade e conforto no deslocamento entre a zona norte e o centro da capital.

Com a novidade, é possível que o concurso Metrô SP também retome novas seleções em breve, pois ainda não existem previsões para a abertura de um novo edital.

“As obras da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. A estimativa é de que a linha possa transportar cerca de 630 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e dando mais qualidade de vida para a população de São Paulo, principalmente de regiões mais carentes. Lembrando que estamos na pandemia e SP dá uma demonstração de apoio às obras e iniciativas de infraestrutura”, destacou o Governador João Doria.

Com 15,3 km de extensão, a Linha 6 vai ligar Brasilândia a São Joaquim. O projeto inclui 15 novas estações e contará com integração para outras quatro linhas, do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O trajeto, que atualmente possui tempo médio de 1h30 e só pode ser feito por meio de ônibus no transporte público, passará a ser percorrido em apenas 23 minutos quando todo o trecho estiver em operação.

A construção e a operação da Linha 6-Laranja serão feitas pelo grupo espanhol Acciona, que adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo. A previsão é que a obra seja totalmente concluída em 5 anos. A concessão inclui ainda a aquisição de toda a frota, que deverá ter 22 trens, e prevê 19 anos para manutenção e operação. A linha vai gerar cerca de mil empregos no período de operação.

“A retomada da Linha 6-Laranja é uma grande conquista do Governo do Estado de São Paulo. Além de gerar 9 mil empregos, ajudando milhares de famílias, também vai beneficiar e facilitar o transporte para quem circula pela capital paulista”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Veja qual o percurso da nova linha 6 Metrô SP

O projeto completo da Linha 6-Laranja do metrô SP inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

Histórico da linha 6 do metrô SP

A construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou a paralisação integral das obras civis.

O Governo de São Paulo declarou a caducidade da PPP e, até que as negociações fossem concluídas, a Move São Paulo permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Com informações Do Portal do Governo

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