MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministério da Saúde investiga caso suspeito de gripe aviária em humano

Ministério da Saúde investiga suspeita de gripe aviária em humano em Vitória após detecção do vírus em aves no Espírito Santo. Veja detalhes

Veja os possíveis sintomas da gripe aviária em humanos
Veja os possíveis sintomas da gripe aviária em humanos - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/05/2023, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um caso suspeito de gripe aviária em um homem de 61 anos foi notificado pelo Ministério da Saúde em Vitória. O paciente é funcionário de um parque onde uma ave foi encontrada com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas leves e está em isolamento, sendo monitorado pelas equipes de saúde locais.

Amostras do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que trabalham no parque estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Posteriormente, as amostras serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência do estado.

A transmissão da gripe aviária A (H5N1) para humanos ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. O ministério ressalta não haver registros de casos confirmados da doença no Brasil, e que a transmissão entre humanos geralmente não é sustentada.

+++ Inep amplia acessibilidade em provas do Enem e Enceja 2023; veja o que muda

Quais os sintomas da grupe aviária em humanos?

Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuáriaconfirmou os primeiros casos do vírus da influenza aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Medidas sanitárias adicionais poderão ser adotadas para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional, conforme a evolução das investigações e do cenário epidemiológico.

Os sintomas da gripe aviária em humanos podem variar, mas geralmente incluem febre alta, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça, fadiga extrema e dificuldade respiratória. Em casos mais graves, pode ocorrer pneumonia, insuficiência respiratória e outros sintomas graves.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas e que a gravidade da doença pode variar de pessoa para pessoa. Caso haja suspeita de gripe aviária, é essencial buscar atendimento médico imediato.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.