MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prazo de pagamento IPTU 2023. Hora de decidir entre desconto e parcelamentos

Economista Lauro Chaves Neto explica sobre os prós e contras de realizar o pagamento do IPTU 2023 à vista com desconto ou parcelado; Veja as dicas

Um homem conta moedas ao lado de uma miniatura de uma casa
Um homem conta moedas ao lado de uma miniatura de uma casa - Divulgação - IPTU 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No início do ano as contas batem a porta, material escolar, IPVA, entre outras despesas. O IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano), é um dos tributos que o valor depende do imóvel, e pode pesar no bolso dos brasileiros. Com a aproximação do prazo de pagamento, é hora de decidir sobre a forma de pagamento. 

O economista Lauro Chaves Neto, professor da Uece, PhD em Desenvolvimento Regional, ouvido pela Radioagência Nacional, explica que a condição do orçamento do contribuinte definirá o que pode ser mais vantajoso. 

Para Chaves Neto, a decisão de pagar o IPTU à vista ou parcelado dependerá da condição financeira. “Se existir folga financeira que possibilite esse pagamento antecipado, de uma vez só, ele possibilita um desconto - e assim, às vezes, preferencialmente você pode pagar à vista tanto em IPTU como IPVA", aconselha. 

Caso não haja disponibilidade financeira, o especialista reforça que é prudente evitar se endividar para pagar o imposto à vista. Ele ainda explica que pagar à vista, significa obter desconto e eliminar a obrigação de passar meses pagando um débito.  

+ Minha Casa Minha Vida retomará obras de 170 mil imóveis e novas previsões

Pagamento à vista é vantajoso?

O economista afirma que o pagamento à vista é vantajoso para o contribuinte quando vem acompanhado de descontos. Além de eliminar a "tarefa burocrática de pagar isso durante vários meses seguidos, principalmente levando em conta a questão financeira". 

Chaves Neto ainda diz que "quando você obtém desconto — que eles normalmente são superiores ao que se obteria com esse dinheiro aplicado — e isso faz com que seja financeiramente vantajoso”.

A orientação do especialista para passar pelo período de maior despesas no início do ano é realizar um ótimo panejamento financeiro no ano anterior. “É, ao longo do ano, você se preparar para isso. Passado esse período inicial, você pode, durante o ano, reservar uma pequena parcela do seu salário para quando chegar em janeiro de 2024, você não enfrentar novamente esse problema". 

Outra orientação é reservar o décimo terceiro ou parte dele para o pagamento de despesas. E evitar recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou outra maneira de crédito do mercado para não ficar no vermelho nos primeiros meses do ano.  

Veja vencimento do IPTU 2023 em SP 

Os moradores da cidade de São Paulo podem pagar a primeira parcela do IPTU 2023 à vista, com 3% de desconto, até amanhã (14), que também é o mesmo vencimento da 1ª parcela de 2023.

No caso dos imóveis que receberam a 1ª notificação em 2023, o vencimento da 1ª parcela e do pagamento à vista será no dia 14 de fevereiro. Os vencimentos das próximas parcelas acontecem no mesmo dia do vencimento da 1ª parcela. Para quem fez opção por vencimento nos dias 29 ou 30, o vencimento da 1ª parcela será no dia 28 de fevereiro, prevalecendo o dia da opção para as parcelas seguintes.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.