O chefe do executivo português ressaltou, ainda, que os brasileiros são bem-vindos em Portugal, que tem grande oferta de emprego para estrangeiros. Saiba mais sobre o novo visto para procurar trabalho
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 03/07/2022, às 11h19
Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal, afirmou que o novo visto para procurar trabalho em terras lusitanas deve “vai entrar em vigor muito brevemente”. A declaração foi dada no último sábado (2), no Rio de Janeiro, em cerimônia alusiva ao centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, pela expedição Lusitânia, em homenagem ao então Centenário da Independência do Brasil.
O chefe do executivo português ressaltou, ainda, que os brasileiros são bem-vindos em Portugal e, inclusive, contam com novas leis que facilitam a entrada, uma vez que recentemente a nacionalidade portuguesa foi estendida também para netos de portugueses. "O brasileiro tem hoje hipóteses mais amplas para poder ter a residência, para ter os seus documentos formais e poder circular na Europa”, ressaltou.
Nos últimos anos, cresceu o número de "zucas" (de brazucas), como somos carinhosamente chamados por lá, que foram morar em Portugal. Hoje, são mais de 200 mil residindo legalmente na nação de Pedro Álvares Cabral, que "descobriu" o Brasil. De acordo com Rebelo, só em Braga, região ao norte do país, aumentou em 137%.
A maioria dos imigrantes é atraída pela grande oferta de emprego e vai em busca de saúde e educação pública gratuita de qualidade, além de segurança. O país europeu é considerado o 4º mais seguro do mundo. É verdade que o salário não é um dos maiores da europa, mas o custo de vida é menor se comparado ao de outras nações que remuneram melhor.
LEIA TAMBÉM
+Até R$ 3,9 mil: saque-aniversário do FGTS de julho já foi liberado pela Caixa
O novo visto criado vai permitir a entrada e permanência em território português de forma legalizada por 120 dias, mas esse prazo pode ser estendido por mais 60 dias. Portanto, o estrangeiro terá até seis meses para arrumar emprego. Assim, os brasileiros não vão precisar mais ir como turista e mentir na imigração se a intenção for residir e trabalhar lá.
A medida foi aprovada em 15 de junho pelo Conselho de Ministros, que autorizou outras mudanças relacionadas à imigração. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento para entrar em vigor, mas a fala de Rebelo durante visital ao Brasil indica que isso deve acontecer logo, já que o governo conta com maioria na Assembleia da República.
O objetivo é desburocratizar a contratação de imigrantes no país, que tem grande demanda por mão de obra. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou durante coletiva de impresa que a decisão vem "no sentido da promoção das migrações seguras, ordenadas e do combate à escassez da mão-de-obra".
É sempre melhor ir com visto do que como turista apenas se o objetivo é morar em Portugal. E os portugueses oferecem um leque grande de possibilidade para começar uma nova vida de maneira legalizada no país. Entre os vistos possíveis estão:
O próximo a integrar a lista será o visto para procurar trabalho conforme confirmou o presidente Marcelo Rebelo. Saiba mais sobre cada tipo de visto aqui.
+Não caia no novo golpe do Pix; Receita Federal explica como funciona a fraude
Um marco para a navegação aérea mundial, de 30 de março a 17 de junho de 1922, os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral empreenderam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Partindo do Rio Tejo, em Lisboa, onde a aeronave batizada por Lusitânia, um hidroavião monomotor especialmente concebido para a ocasião, realizou o primeiro voo ligando Portugal ao Brasil, repetindo, assim, pelo ar, a viagem marítima do navegador português Pedro Álvares Cabral, alguns séculos antes.
Ao todo, a missão aérea durou 62 horas e 26 minutos, percorrendo cerca de 8.300 quilômetros, fazendo escalas em Las Palmas, Gando, São Vicente, São Tiago, Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, no Recife, em Salvador, Porto Seguro, Vitória e, por fim, no Rio de Janeiro, que na época era a capital brasileira.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.