O governador de Santa Catarina anunciou hoje que vai alocar um bombeiro e um policial (civil ou militar) em cada escola do estado para reforçar a segurança pública. Sinal de concurso em SC?
O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, anunciou na tarde desta segunda-feira, 10 de abril de 2022, que vai alocar um bombeiro e um policial (civil ou militar) em cada escola do estado para proteger os alunos. O anúncio fez surgir a dúvida se serão promovidos novos concursos em SC para reforçar a segurança pública em todas as instituições de ensino.
A medida será tomada após um homem de aproximadamente 25 anos de idade invadir a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em 5 de abril, matando quatro crianças e ferindo três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso após se entregar na central de plantão policial da região.
"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", postou o presidente Lula em sua conta no Twitter na ocasião.
Anunciamos agora um novo protocolo de segurança para as escolas de #SantaCatarina: teremos um bombeiro, um policial civil ou militar para cada colégio para proteger nosso maior patrimônio, as nossas crianças. @pmscoficial@cbmscoficial@pcscoficial
— Jorginho Mello (@jorginhomello) April 10, 2023
+Direitos trabalhistas conheça os deveres e vantaens do trabalhador PJ (Pessoa Jurídica)
LEIA TAMBÉM
O governador não sinalizou que vá antecipar o processo para promoção de novos concursos públicos. Em fevereiro, Jorginho Melo, como é conhecido, confirmou que o novo concurso PC SC (Polícia Civil do Estado de Santa Catarina) para os cargos de agente e escrivão deve ficar para 2024. O certame deve ofertar 2 mil vagas, sendo mil para cada carreira.
O concurso PM SC (Polícia Militar do Estado de Santa Catarina), que já tem banca organizadora definida (Cebraspe) também vai atrasar, conforme o JC publicou em 1º de abril. Isso porque foi anunciado um plano de ajuste fiscal no estado, o que impede o início de novas seleções no momento.
Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou ao menos 24 atentados em instituições de ensino.Após os casos recentes registrados em São Paulo e em Santa Catarina, o governo federal anunciou uma série de medidas para evitar situações similares.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um grupo de trabalho interministerial para propor ações de promoção à cultura de paz e combate à violência na sociedade. Coordenado pelo Ministério da Educação, o grupo envolverá os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Esporte, Cultura, Comunicações, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência. Entre as iniciativas previstas estão:
+PIS/Pasep 2023: quando será pago o abono salarial de abril? Três grupos recebem neste mês
O relatório final dos trabalhos do grupo interministerial dever ser apresentado em 180 dias, após a primeira reunião. Mas o prazo poderá ser prorrogado. Um primeiro relatório com propostas será divulgado ao público em 90 dias.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.