MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Novos concursos em SC? Governador Jorge Mello anuncia mais segurança pública nas escolas

O governador de Santa Catarina anunciou hoje que vai alocar um bombeiro e um policial (civil ou militar) em cada escola do estado para reforçar a segurança pública. Sinal de concurso em SC?

Pessoa preenche folha de resposta de concurso público
Pessoa preenche folha de resposta de concurso público - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/04/2023, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, anunciou na tarde desta segunda-feira, 10 de abril de 2022, que vai alocar um bombeiro e um policial (civil ou militar) em cada escola do estado para proteger os alunos. O anúncio fez surgir a dúvida se serão promovidos novos concursos em SC para reforçar a segurança pública em todas as instituições de ensino.

A medida será tomada após um homem de aproximadamente 25 anos de idade invadir a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em 5 de abril, matando quatro crianças e ferindo três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso após se entregar na central de plantão policial da região.

"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", postou o presidente Lula em sua conta no Twitter na ocasião.

+Direitos trabalhistas conheça os deveres e vantaens do trabalhador PJ (Pessoa Jurídica)

Concursos em SC para a segurança pública?

O governador não sinalizou que vá antecipar o processo para promoção de novos concursos públicos. Em fevereiro, Jorginho Melo, como é conhecido, confirmou que o novo concurso PC SC (Polícia Civil do Estado de Santa Catarina) para os cargos de agente e escrivão deve ficar para 2024. O certame deve ofertar 2 mil vagas, sendo mil para cada carreira.

O concurso PM SC (Polícia Militar do Estado de Santa Catarina), que já tem banca organizadora definida (Cebraspe) também vai atrasar, conforme o JC publicou em 1º de abril. Isso porque foi anunciado um plano de ajuste fiscal no estado, o que impede o início de novas seleções no momento.

Governo federal também anuncia medidas contra ataques a escolas

Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou ao menos 24 atentados em instituições de ensino.Após os casos recentes registrados em São Paulo e em Santa Catarina, o governo federal anunciou uma série de medidas para evitar situações similares.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um grupo de trabalho interministerial para propor ações de promoção à cultura de paz e combate à violência na sociedade. Coordenado pelo Ministério da Educação, o grupo envolverá os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Esporte, Cultura, Comunicações, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência. Entre as iniciativas previstas estão:

  • liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país;
  • intensificar o monitoramento de ameaças e planejamento na internet de ataques a escolas;
  • criação de um disque denúncia – um canal telefônico direto e específico para relatos de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino;
  • elaborar um protocolo de emergência para orientar as escolas públicas e privadas e os profissionais de educação sobre como agir em caso de novos ataques;
  • destinar recursos financeiros ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para repassar recursos para mediação de conflitos dentro das unidades escolares;
  • reforço ao Programa Saúde na Escola, criado em 2003 no primeiro mandato do governo Lula, para melhorar a atenção psicossocial dentro do ambiente escolar, com prevenção e atenção à saúde mental de estudantes e profissionais da educação;
  • Na área da cultura, editais devem ser lançados para promover a cultura da paz dentro das escolas;
  • lançamento de uma campanha de esclarecimento; e
  • no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o trabalho de inteligência nas redes sociais, com foco na chamadas deep e dark web, deve monitorar discussões sobre planejamento de novos ataques criminosos.

+PIS/Pasep 2023: quando será pago o abono salarial de abril? Três grupos recebem neste mês

O relatório final dos trabalhos do grupo interministerial dever ser apresentado em 180 dias, após a primeira reunião. Mas o prazo poderá ser prorrogado. Um primeiro relatório com propostas será divulgado ao público em 90 dias.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.