MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ONG oferece cursos online gratuitos de audiovisual para jovens do Rio de Janeiro

A ONG Cinema Nosso, com o Projeto Ginga - Inovar para Transformar, disponibilizará cursos online gratuitos em audiovisual, games (jogos) e cultura digital para jovens de 18 a 29 anos

ONG oferece cursos online gratuitos de audiovisual para jovens do Rio de Janeiro
ONG oferece cursos online gratuitos de audiovisual para jovens do Rio de Janeiro - Freepik

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/02/2022, às 08h18 - Atualizado às 08h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A organização não governamental (ONG) Cinema Nosso, que tem um canal no Youtube, lançou o Projeto Ginga - Inovar para Transformar. Em sua primeira edição, o projeto visa à formação profissional online gratuita em audiovisual, games (jogos) e cultura digital para jovens de 18 a 29 anos destinados em três cidades do Rio de Janeiro: Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias.

As inscrições iniciam em março e devem ser feitas exclusivamente pela internet, enquanto que a seleção será em abril. Já as formações têm início em maio. 

A expectativa é atender 180 jovens dos três municípios, sendo 60 em cada formação. Serão oferecidas  tanto aulas ao vivo, quanto gravadas. “O projeto trabalha muito com formação técnica e vai desenvolver as competências profissionais dos jovens para atuar no mercado audiovisual e de novas tecnologias”, afirmou a coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso, Gabriela Gonçalves.

As formações estarão alinhadas também com os direitos humanos. Em breve, serão disponibilizados novos conteúdos sobre a relação entre direitos humanos e audiovisual e direitos humanos e games.

No site do Cinema Nosso e em suas redes sociais, a ONG disponibiliza material gratuito para os jovens. O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que trabalha há 20 anos com juventude e adolescentes, “com o objetivo de democratizar os espaços de audiovisual, cinema, novas tecnologias e game. O projeto Ginga é destinado a formar mais jovens nessas áreas, principalmente de áreas periféricas”, destacou Gabriela.

Conheça a Fundação

A instituição foi fundada em 2000 por sete jovens que perceberam, na época, que havia ausência de identidade no mercado audiovisual, a partir do filme Cidade de Deus. Atualmente, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude acompanhados, paralelamente, de projeto de vida ou carreira e de desenvolvimento socioemocional dos jovens.

Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e o Itaú-Unicef.

O Projeto Ginga - Inovar para Transformar é patrocinado pela Petrobras, o governo fluminense, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.