MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Parcelas retroativas LIBERADAS para beneficiários do Bolsa Família

Saiba mais sobre as parcelas retroativas do Bolsa Família e as atualizações sobre o desbloqueio do benefício em junho. Confira o cronograma, canais de consulta e como receber os pagamentos atrasados.

Parcelas retroativas LIBERADAS para beneficiários do Bolsa Família
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/06/2023, às 22h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Saíram novas atualizações sobre o desbloqueio do Bolsa Família em junho. Nos últimos dias, milhões de famílias inscritas no programa social estão acompanhando de perto a situação do benefício para descobrir se terão o pagamento desbloqueado conforme o calendário definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Já estava prevista uma nova rodada de desbloqueios do Bolsa Família a partir do dia 23 de junho com previsão de pagamento ainda em junho, do dia 27 em diante. 

Porém, as famílias que estavam acompanhando de perto o status do benefício pelos canais de consulta do Bolsa Família já estavam frustradas desde a última sexta-feira (23), já que a parcela de junho e depósitos anteriores permaneciam bloqueados.

Contudo, essa situação começou a mudar na última terça quando muitos beneficiários entraram no aplicativo do Bolsa Família e no Portal Cidadão e encontraram o ícone verde ao lado do extrato de pagamento: o benefício foi desbloqueado.

+Salários de até R$ 17 mil: confira os concursos abertos organizados pela Vunesp

Bolsa Família: atualizações e cronograma de desbloqueio

De acordo com o cronograma divulgado pelo MDS, novos desbloqueios do Bolsa Família estão ocorrendo neste final de junho. Com a implantação da nova versão do programa concluída neste mês, aos poucos algumas mudanças na base de beneficiários vão ocorrendo, como as 738 mil famílias que tiveram o benefício reduzido pela metade na folha de pagamento de junho.

Agora, aos poucos a Caixa Econômica Federal está atualizando a situação do benefício para as famílias que foram bloqueadas de abril até aqui e realizaram a atualização dos dados no Cadastro Único. É importante lembrar que só terá o benefício desbloqueado a família que depois de atualizar as informações permanecer dentro das regras do programa.

+Governo ATUALIZA novamente o calendário de julho do Bolsa Família

Como verificar se o Bolsa Família foi desbloqueado

Se você faz parte da leva que teve o benefício bloqueado por falta de atualização cadastral saiba que é simples e rápido descobrir se o Bolsa Família foi desbloqueado. Basta fazer a consulta pelo aplicativo do programa (disponível para Android e iOS) ou pelo Portal Cidadão da Caixa, que traz informações sobre diversos benefícios sociais.

Veja quais são os canais oficiais para consulta do Bolsa Família:

  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Aplicativo do Bolsa Família;
  • Aplicativo do Cadastro Único;
  • Portal Cidadão da Caixa;
  • Telefone 121 do MDS;
  • Central da Caixa número 111.

Ao identificar o benefício desbloqueado, o responsável familiar deve procurar uma agência da Caixa com documento de identificação para fazer o saque das parcelas. Segundo o relato de famílias desbloqueadas, apesar do dinheiro não ter caído na conta no Caixa Tem, já é possível retirar o valor do benefício de Junho e de parcelas retroativas aos meses de abril e maio pessoalmente com o cartão do programa.

+Restituição do Imposto de Renda 2023 é pago HOJE! Veja quem tem direito

Cronograma de desbloqueio de unipessoais

Após o anúncio de que o calendário de bloqueios e cancelamentos vai durar até dezembro de 2023, o MDS publicou um cronograma de desbloqueio para as famílias que realizarem a atualização dos dados dentro do prazo estipulado.

O documento foi publicado em 26 de abril e considera os seguintes prazos:

  • Famílias que atualizaram cadastro entre 11/03 e 14/04 - o MDS vai fazer o desbloqueio automático dos benefícios no dia 27 de abril, com efeitos na folha de pagamento de maio. As famílias que não possuírem outras pendências receberão a parcela de abril bloqueada no calendário de maio;
  • Famílias com cadastro atualizado entre 15 e 28/04 - O município deverá atualizar e fazer tratamento da pendência do beneficiário no SIBEC, além de desbloquear o benefício. As famílias que não tiverem outras pendências receberão a parcela bloqueada de abril no mês de maio;
  • Cadastros atualizados entre 15/04 e 19/05 - Os benefícios serão desbloqueados automaticamente pelo MDS em 23 de junho, com efeito na folha de junho de 2023. Famílias que não tiverem outras pendências vão receber as parcelas retroativas de abril, maio e junho a partir de 27/06;
  • Cadastros atualizados entre 20/05 e 17/06 - O MDS fará em 30 de junho o desbloqueio automático do benefício com efeitos na folha de junho de 2023. Famílias sem outras pendências terão a parcela retroativa referente a abril, maio e junho depositada a partir de 3 de julho.

Dessa forma, aqueles que atualizaram o cadastro e não foram desbloqueados no dia 27 de junho devem aguardar até o dia hoje, quando está prevista uma nova rodada de desbloqueios do Bolsa Família.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.