MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa aponta que parte dos brasileiros não sabem como vão pagar o IPVA 2023

Os gastos com automóveis estão entre as três maiores despesas anuais de dois terços da população. Preço dos combustíveis impacta na decisão de comprar ou usar o veículo

Preço dos combustíveis impacta na decisão de comprar ou mesmo usar o veículo na semana
Preço dos combustíveis impacta na decisão de comprar ou mesmo usar o veículo na semana - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/01/2023, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um estudo publicado pela Serasa nesta quinta-feira (19) quer saber mais sobre a complexa relação entre o desejo e as condições para comprar um carro, que obviamente afeta a renda de grande parte dos brasileiros. O levantamento inédito mostra que dois em cada 10 brasileiros que possuem um veículo ainda não sabem como vão pagar o IPVA 2023.

Como se sabe, os gastos com automóveis estão entre as três maiores despesas anuais de dois terços da população, perdendo apenas para a alimentação. Segundo Felipe Schippers, da empresa de análises Opinion Box, que ajuda a entender o comportamento do consumidor, a pesquisa mostrou que três em cada cinco entrevistados ainda usam o carro todos os dias, apesar do alto custo.

As tarefas consideradas mais comuns foram viagens de fim de semana, compras e atividades do cotidiano. Mas o principal motivo para ter um carro é a necessidade de ir ao trabalho e à escola.  Um em cada quatro participantes disse isso.

+++ Compras no crédito: maioria de pessoas endividadas no Brasil são jovens e mulheres

Preço dos combustíveis impacta na decisão de comprar ou mesmo usar o veículo na semana

A pandemia de Covid-19 também afetou o uso de veículos. Um terço dos motoristas diz que usa menos seus carros hoje do que antes da pandemia. Esse comportamento é atribuído aos altos preços dos combustíveis.

Mais da metade dos que usam mais o carro hoje dizem que encontraram uma maneira mais eficiente de se locomover sem o carro. Sobre as tendências do mercado, Felipe Schippers explica que o brasileiro ainda insiste em ter carro próprio, ao invés de buscar opções mais baratas, como alugar um carro.

Realizada em dezembro de 2022, a pesquisa entrevistou mais de 2.000 consumidores de 18 a 50 anos e dos grupos sociais A a E.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.