MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisas apontam popularidade do Governo Lula em alta entre Bolsonaristas

De acordo com levantamentos realizados por institutos de pesquisa, a aprovação do Governo Lula tem apresentado crescimento significativo entre eleitores que votaram em Bolsonaro

Lula com terno azul à esquerda e Bolsonaro com terno preto à direita
Lula com terno azul à esquerda e Bolsonaro com terno preto à direita - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/07/2023, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com levantamentos realizados por institutos de pesquisa, a aprovação do Governo Lula tem apresentado crescimento significativo entre eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os resultados surpreendentes indicam uma mudança de percepção por parte desse eleitorado, que agora reconhece a administração de Lula como positiva.

Segundo o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), que realizou um levantamento entre 1º e 5 de junho em todo o país, 8% dos entrevistados que afirmaram terem votado em Bolsonaro consideram o governo Lula como ótimo ou bom. Além disso, 19% dos eleitores bolsonaristas afirmaram aprovar a forma como Lula vem conduzindo o governo, de acordo com a mesma pesquisa.

Confira abaixo o perfil dos bolsonaristas que consideram a gestão atual como ótima ou boa:

  • Mulheres (55%);
  • Eleitores com idade entre 25 e 34 anos (29%) e 45 e 59 anos (30%);
  • Pretos ou pardos (52%);
  • Católicos (53%);
  • Pessoas que estudaram até o ensino médio (42%);
  • Moradores do Sudeste (32%);
  • Residem em cidades do interior (65%).

A Quaest, em sua pesquisa de avaliação de governo realizada entre 15 e 18 de junho, também identificou a aprovação do governo Lula por parte do eleitorado bolsonarista. O estudo revelou que 22% dos entrevistados que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno aprovam a gestão de Lula.

Especialistas consultados pela BBC afirmam que essa aprovação pode ser atribuída aos eleitores que não votaram em Bolsonaro por questões ideológicas, e agora reconhecem os avanços na economia sob o governo petista. Fatores como a redução da inflação, o aumento do poder aquisitivo da população e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) têm influenciado positivamente essa percepção.

+Inflação em queda: mercado financeiro reduz previsão de inflação pela 8ª vez

53% dos brasileiros aprovam o Governo Lula

A forma como o presidente Lula está governando o Brasil é aprovada por 53% dos brasileiros, segundo o levantamento do Ipec. Essa aprovação se destaca especialmente entre aqueles que consideram a gestão de Lula ótima ou boa (94%), os que declararam ter votado em Lula nas eleições de 2022 (88%), os moradores do Nordeste (63%), os menos instruídos (62%) e os católicos (59%).

A pesquisa também revelou que metade dos brasileiros declara confiar no presidente Lula, enquanto 46% afirmam não confiar. A confiança em Lula é destacada principalmente entre aqueles que consideram sua gestão ótima ou boa (91%), os que votaram em Lula nas eleições de 2022 (86%), os moradores do Nordeste (61%), os menos instruídos (60%), aqueles com renda familiar de até 1 salário-mínimo (59%) e os católicos (57%).

+NOVAS REGRAS para participar do Bolsa Família ainda este ano

Embora não tenham ocorrido variações significativas na avaliação geral da amostra, comparando com pesquisas anteriores, nota-se uma diminuição na avaliação positiva entre os moradores do Nordeste e os eleitores que vivem nas capitais brasileiras. No entanto, não foram observadas mudanças expressivas na avaliação negativa.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.