MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

PIX bate novo recorde em um único dia com 163 milhões em transferências

Ferramenta de pagamento instantânea do Banco Central, o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (6) ao realizar 163 milhões em transferências

Celulares abertos com site do Banco Central na página do PIX
Celulares abertos com site do Banco Central na página do PIX - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/10/2023, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) conhecido como PIX caiu no gosto dos brasileiros e passou a ser uma ferramenta indispensável para realizar transações bancárias.

A prova disso é que o modo de pagamento alcançou um novo marco na sexta-feira (6). Pela primeira vez, o Pix ultrapassou a impressionante marca de 160 milhões de transações em um período de 24 horas.

Somente no último dia 6, foram realizadas 163 milhões de transferências por meio do Pix, destinadas aos usuários finais. Importante destacar que o alto volume de demanda não afetou o funcionamento do sistema, o BC assegurou a estabilidade operacional ao longo de todo o dia.

O recorde anterior havia sido estabelecido em 6 de setembro, com um total de 152,7 milhões de transações em um único dia. No mês de agosto, o sistema atingiu a notável marca de movimentar mais de R$ 1,53 trilhão por mês.

O Pix, introduzido em novembro de 2020, acumulou, até o final de agosto, um total de 153,36 milhões de usuários, conforme as estatísticas mais recentes disponíveis. Deste montante, 140,65 milhões eram pessoas físicas, enquanto 12,71 milhões eram pessoas jurídicas.

+ Informação Nutricional: As novas regras para rótulos alimentares; Veja o que muda

Pix automático adiado 

O BC anunciou no último dia (3), durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix, a decisão de adiar o lançamento do Pix Automático. Essa nova função, que permitirá pagamentos recorrentes por meio do Pix, estava originalmente programada para abril de 2024.

O adiamento se deve à complexidade e às diversas funcionalidades em desenvolvimento. Durante a reunião, o Fórum Pix divulgou o cronograma definitivo para o Pix Automático, que permitirá pagamentos periódicos de forma automática, com autorização prévia do pagador. 

De acordo com esse novo cronograma recém divulgado, todo o arcabouço regulatório será divulgado em dezembro deste ano, com o lançamento completo previsto para outubro de 2024.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.