MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Plataforma educativa pretende ajudar consumidor a entender mudanças nos rótulos de alimentos

O projeto de Olho na Lupa pretende estimular escolhas mais conscientes. As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/04/2022, às 19h52

As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022
As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022 - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

As mudanças nos rótulos de alimentos, que entrarão em vigor no mês de outubro de 2022, podem complicar a compreensão dos consumidores brasileiros. Com o website e perfis nas redes sociais, o projeto Olho na Lupa tem uma linguagem descomplicada para compreender melhor as informações da nova rotulagem nutricional e estimular escolhas conscientes.

Em entrevista ao Portal Terra, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, disse que “é uma satisfação lançar o projeto porque a indústria de alimentos está comprometida em promover ações educativas”.

A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo debate realizado pela Anvisa envolvendo diversos atores da sociedade. A principal inovação é o rótulo nutricional na parte da frente da embalagem, que, por meio do design de uma lupa, destaca a possível presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gorduras saturadas.

A ficha nutricional no verso da embalagem também traz alterações, não apenas na aparência, que terá mais destaque. Na nova versão, vai ser possível conferir a quantidade de porções por embalagem, além de informações já existentes, como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e sua medida caseira equivalente (colher, xícara, etc). 

+++Itens mais caros irão desacelerar cesta de Páscoa este ano, diz FGV

Plataforma pretende contribuir com mais informação sobre rótulos de alimentos

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) a indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado, “acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção”.

As novas regras se aplicam a todos os alimentos embalados onde o consumidor não está presente, incluindo bebidas, ingredientes alimentícios e aditivos usados ​​no processamento industrial ou serviço de alimentação. A alteração na rotulagem nutricional também impacta os direitos do consumidor em relação às informações do que consome e os rótulos são uma ferramenta de comunicação entre consumidores e alimentos.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Claudio Zanão, afirmou também ao Portal Terra que a plataforma 'Olho na Lupa' pretende “ressaltar o direito básico à informação adequada e clara".

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.