MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Plataforma educativa pretende ajudar consumidor a entender mudanças nos rótulos de alimentos

O projeto de Olho na Lupa pretende estimular escolhas mais conscientes. As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022

As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022
As mudanças nos rótulos de alimentos entrarão em vigor em outubro de 2022 - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/04/2022, às 19h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As mudanças nos rótulos de alimentos, que entrarão em vigor no mês de outubro de 2022, podem complicar a compreensão dos consumidores brasileiros. Com o website e perfis nas redes sociais, o projeto Olho na Lupa tem uma linguagem descomplicada para compreender melhor as informações da nova rotulagem nutricional e estimular escolhas conscientes.

Em entrevista ao Portal Terra, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, disse que “é uma satisfação lançar o projeto porque a indústria de alimentos está comprometida em promover ações educativas”.

A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo debate realizado pela Anvisa envolvendo diversos atores da sociedade. A principal inovação é o rótulo nutricional na parte da frente da embalagem, que, por meio do design de uma lupa, destaca a possível presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gorduras saturadas.

A ficha nutricional no verso da embalagem também traz alterações, não apenas na aparência, que terá mais destaque. Na nova versão, vai ser possível conferir a quantidade de porções por embalagem, além de informações já existentes, como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e sua medida caseira equivalente (colher, xícara, etc). 

+++Itens mais caros irão desacelerar cesta de Páscoa este ano, diz FGV

Plataforma pretende contribuir com mais informação sobre rótulos de alimentos

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) a indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado, “acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção”.

As novas regras se aplicam a todos os alimentos embalados onde o consumidor não está presente, incluindo bebidas, ingredientes alimentícios e aditivos usados ​​no processamento industrial ou serviço de alimentação. A alteração na rotulagem nutricional também impacta os direitos do consumidor em relação às informações do que consome e os rótulos são uma ferramenta de comunicação entre consumidores e alimentos.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Claudio Zanão, afirmou também ao Portal Terra que a plataforma 'Olho na Lupa' pretende “ressaltar o direito básico à informação adequada e clara".

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.