MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PMI Industrial do Brasil cresce em fevereiro, mas ainda continua baixo, diz estudo dos EUA

O PMI Industrial do Brasil subiu em fevereiro e atingiu a marca de 49,6 pontos. Apesar do resultado, o índice continua abaixo dos 50 pontos

O PMI Industrial do Brasil subiu em fevereiro e atingiu a marca de 49,6 pontos. Apesar do resultado, o índice continua abaixo dos 50 pontos
O PMI Industrial do Brasil subiu em fevereiro e atingiu a marca de 49,6 pontos. Apesar do resultado, o índice continua abaixo dos 50 pontos - Divulgação CNI

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/03/2022, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O PMI Industrial do Brasil cresceu em fevereiro e atingiu a marca de 49,6 pontos, ante 47,8 pontos em janeiro. Mesmo com este resultado, o índice continua abaixo dos 50 pontos e sinaliza uma deterioração na saúde geral do setor. O indicador trata-se do Índice Gerente de Compras do setor industrial. 

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (03), pelo IHS Markit. 

Segundo o relatório, a deterioração geral do setor foi centrada em uma quinta redução consecutiva em novos pedidos, visto que a demanda do mercado permaneceu baixa. Assim, o ritmo de redução foi o mais brando desde outubro passado.

Ademais, a queda de novos negócios foi registrada mesmo com a retomada do crescimento dos novos pedidos para exportação, que aumentaram pela terceira vez nos últimos quatro meses.

O IHS Markit aponta que houve sinais de estabilização no setor industrial brasileiro no meio do primeiro trimestre do ano. A taxa de declínio caiu devido ao crescimento das exportações, ainda que a produção e o índice de emprego tenham caído marginalmente. Contudo, a confiança nos negócios atingiu o maior patamar em oito meses.

O diretor de economia do IHS Markit, Andrew Harker, destaca que apesar das condições de negócio continuarem fracas em fevereiro, os dados mais recentes do PMI sugerem “tempos melhores no horizonte”.

“As empresas relataram sinais de melhora na demanda, levando a uma quase estabilização da produção e do índice de emprego. Entretanto, também houve sinais de normalização nas cadeias de suprimentos, com os prazos de entrega aumentando de forma menos acentuada em dois anos. Do mesmo modo, as pressões inflacionárias continuaram diminuindo. Há algum tempo, a disfunção nas cadeias de suprimentos tem sido uma barreira importante para o crescimento e, portanto, quaisquer melhorias fornecerão um impulso às operações”, explica.

Ele ainda diz que a manutenção deste quadro positivo deve criar um ambiente mais otimistas. Dessa forma, a tendência é o aumento da produção para o próximo ano. 

O que é PMI?

A sigla PMI significa, em inglês, Purchasing Manager’s Index e é um indicador que mede a atividade econômica de um país a partir de pesquisas mensais realizadas por uma empresa privada.

Assim, o PMI também é conhecido como Índice de Gerentes de Compra e seu principal objetivo é fornecer informações sobre a temperatura de alguns setores da economia e orientar os diversos profissionais do mercado.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.