Redução de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) será de 18,5% para automóveis e de 25% para eletrodomésticos da chamada linha branca. Medida já está em vigor
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/02/2022, às 16h27
Ótima notícia para quem sonha com um carro novo: a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) em até 25% divulgada pelo Governo Federal no último sábado (26) pode reduzir o preço do carro 0 Km no Brasil. A medida visa a retomada da economia e a ampliação da produtividade, contribuindo para a geração de empregos e renda, de acordo com o Ministério da Economia.
Conforme balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o primeiro mês do ano não trouxe bons indicadores para a indústria automobilística por conta do cenário econômico do país, aliado ao avanço da variante ômicron da Covid-19 e às chuvas intensas, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos e afastou clientes das concessionárias.
O presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, aposta numa boa reação do mercado para este ano, apesar do mês de janeiro frustrante. Foram produzidas 145,4 mil unidades no mês passado, uma redução de 27,4% em relação a janeiro de 2021. Segundo ele, "o único sinal de alerta é para a alta dos juros acima do que era esperado. Isso pode desaquecer o mercado, caso não haja contrapartidas que tragam algum alívio para o orçamento dos consumidores”, ressaltou. Portanto, o corte do IPI para carros chega em boa hora.
A redução do IPI para veículos será de 18,5%, de acordo com o decreto presidencial 10.979, publicado no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro de 2022, que entrou em vigor no mesmo dia. A iniciativa pode refletir na queda do preço dos carros novos e também englobar os automóveis já faturados. Conforme reportagem do Jornal do Carro, em 12 meses, o preço de modelos mais populares, como o Chevrolet Onix e Volkswagen Gol, subiu cerca de 17% no Brasil.
LEIA TAMBÉM
"Nas últimas décadas, o setor industrial brasileiro tem perdido competitividade e participação no valor adicionado, no emprego e na pauta exportadora do país – consequências da redução da produtividade. Conforme a literatura econômica, a redução da carga tributária e a menor variabilidade das alíquotas entre os setores ajudam na correção da má alocação dos recursos produtivos e na elevação do nível de produção no longo prazo", informou em nota o Ministério da Economia.
LEIA TAMBÉM:
+Energia elétrica: taxa de escassez hídrica encerra em abril, afirma Bento Albuquerque
+Imposto de Renda 2022: informe de rendimentos via WhatsApp já é realidade
+Guerra na Ucrânia: Rússia dobra taxa de juros para amenizar sanções
Alem da produção de automóveis, também será beneficiada com a redução do IPI a fabricação de eletrodomésticos da chamada linha branca, entre eles:
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou a medida adotada em sua rede social. Confira abaixo:
*- REDUÇÃO DE IMPOSTOS:*
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 25, 2022
- Por Decreto *reduzimos hoje, em até 25%,* as alíquotas de IPI dos produtos da linha branca e automotivos *(geladeiras, fogões, máquinas de lavar, automóveis, etc.).* pic.twitter.com/FI6q1mPZZ6
Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto da redução do IPI é de R$ 19,6 bilhões em 2022. O redução do IPI ocorre após o aumento na arrecadação dos tributos federais ao longo do ano passado. De acordo com o Ministério da Economia, a medida não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.