MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Precisa trocar de carro? Redução do IPI deve baixar preço do carro 0Km

Redução de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) será de 18,5% para automóveis e de 25% para eletrodomésticos da chamada linha branca. Medida já está em vigor

Redução do IPI: mulher sorri enquanto está na condução de automóvel
Redução do IPI: mulher sorri enquanto está na condução de automóvel - Divulgação

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/02/2022, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ótima notícia para quem sonha com um carro novo: a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) em até 25% divulgada pelo Governo Federal no último sábado (26) pode reduzir o preço do carro 0 Km no Brasil. A medida visa a retomada da economia e a ampliação da produtividade, contribuindo para a geração de empregos e renda, de acordo com o Ministério da Economia.

Conforme balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o primeiro mês do ano não trouxe bons indicadores para a indústria automobilística por conta do cenário econômico do país, aliado ao avanço da variante ômicron da Covid-19 e às chuvas intensas, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos e afastou clientes das concessionárias.

O presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, aposta numa boa reação do mercado para este ano, apesar do mês de janeiro frustrante. Foram produzidas 145,4 mil unidades no mês passado, uma redução de 27,4% em relação a janeiro de 2021. Segundo ele, "o único sinal de alerta é para a alta dos juros acima do que era esperado. Isso pode desaquecer o mercado, caso não haja contrapartidas que tragam algum alívio para o orçamento dos consumidores”, ressaltou. Portanto, o corte do IPI para carros chega em boa hora.

A redução do IPI para veículos será de 18,5%, de acordo com o decreto presidencial 10.979, publicado no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro de 2022, que entrou em vigor no mesmo dia. A iniciativa pode refletir na queda do preço dos carros novos e também englobar os automóveis já faturados. Conforme reportagem do Jornal do Carro, em 12 meses, o preço de modelos mais populares, como o Chevrolet Onix e Volkswagen Gol, subiu cerca de 17% no Brasil.

"Nas últimas décadas, o setor industrial brasileiro tem perdido competitividade e participação no valor adicionado, no emprego e na pauta exportadora do país – consequências da redução da produtividade. Conforme a literatura econômica, a redução da carga tributária e a menor variabilidade das alíquotas entre os setores ajudam na correção da má alocação dos recursos produtivos e na elevação do nível de produção no longo prazo", informou em nota o Ministério da Economia.

LEIA TAMBÉM:
+Energia elétrica: taxa de escassez hídrica encerra em abril, afirma Bento Albuquerque
+Imposto de Renda 2022: informe de rendimentos via WhatsApp já é realidade
+Guerra na Ucrânia: Rússia dobra taxa de juros para amenizar sanções

Redução do IPI sobre a linha branca

Alem da produção de automóveis, também será beneficiada com a redução do IPI a fabricação de eletrodomésticos da chamada linha branca, entre eles:

  • refrigeradores;
  • freezers;
  • fogões;
  • máquinas de lavar roupa; e
  • secadoras.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou a medida adotada em sua rede social. Confira abaixo:

Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto da redução do IPI é de R$ 19,6 bilhões em 2022. O redução do IPI ocorre após o aumento na arrecadação dos tributos federais ao longo do ano passado. De acordo com o Ministério da Economia, a medida não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.