MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Provão Paulista é nova forma de ingressar nas universidades públicas de São Paulo

O Provão Paulista permitirá o acesso direto a 20 mil vagas nas principais universidades públicas do estado de São Paulo, incluindo a USP. Saiba mais

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade de São Paulo (USP) - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/07/2023, às 21h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está trazendo uma novidade empolgante para os estudantes do ensino médio: o Provão Paulista. Essa nova forma de avaliação permitirá o acesso direto a 20 mil vagas nas principais universidades públicas do estado de São Paulo, incluindo:

  • a Universidade de São Paulo (USP);
  • a Universidade de Campinas (Unicamp);
  • a Universidade Estadual Paulista (UNESP); e
  • a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

"Este é um momento histórico, pois não estamos apenas proporcionando acesso ao ensino superior, mas também às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão", afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

O Provão Paulista será aplicado seriamente a todos os alunos do ensino médio, independentemente de sua série. Já neste ano, em novembro, os resultados do exame poderão ser usados como critério de ingresso para estudantes da 3ª série do ensino médio. Além disso, no próximo ano, será considerada uma nota acumulada das provas realizadas na segunda e terceira séries do ensino médio, e a partir de 2025, serão levadas em conta as avaliações de todas as três séries.

Essa iniciativa vai além de incentivar o ingresso no ensino superior, pois também busca combater a evasão e o abandono do ensino médio. Através do Provão Paulista, o governo do estado de São Paulo visa promover a educação de qualidade e ampliar as oportunidades para os jovens.

+Piso salarial da enfermagem: STF conclui julgamento; Veja o que ficou decidido

Inscrição no Sisu

Vale ressaltar que, além do Provão Paulista, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do governo federal, é outra forma de ingresso nas universidades públicas de São Paulo. O programa federal já divulgou os candidatos aprovados na chamada regular, mas os que não foram selecionados na chamada regular do Sisu do segundo semestre de 2023, têm a possibilidade de participar da lista de espera.

O prazo para manifestar interesse nessa lista vai até terça-feira, dia 4 de julho, e a inscrição deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos que estiverem na lista de espera poderão ser convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 10 de julho. 

As convocações e demais informações sobre o Sisu são gerenciadas por cada instituição, de acordo com seu planejamento. O Ministério da Educação (MEC) orienta os candidatos a consultar os editais e os sites das instituições para obter todas as informações necessárias.

Além disso, é fundamental que os estudantes já selecionados pelo Sisu na lista regular realizem suas matrículas nas instituições de ensino até o dia 4 de julho. O prazo para a matrícula começou no dia 29 de junho, e os candidatos devem estar atentos aos dias, horários e locais de atendimento estabelecidos por cada instituição, conforme especificado nos respectivos editais.

A segunda edição de 2023 do Sisu contou com a participação de 305.797 inscritos, e o resultado da chamada única foi divulgado pelo MEC no dia 27 de junho, por meio do portal do Sisu.

+Falha bloqueia 40 mil Bilhetes Únicos em São Paulo; Saiba como desbloquear

USP é a melhor do Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) conquistou um feito histórico ao ser reconhecida entre as 100 melhores faculdades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking 2024, divulgado em 27 de junho pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS). Esse ranking é considerado um dos principais indicadores da qualidade das instituições de ensino superior.

Pela primeira vez na história, uma universidade brasileira conseguiu entrar para a prestigiada lista das TOP 100. Esse marco representa um importante reconhecimento internacional para a USP, que ficou com a 85ª posição, e para o sistema de ensino superior do Brasil como um todo.

QS World University Ranking 2024 avaliou quase 3 mil universidades de 104 países em sua vigésima edição. Outras três instituições brasileiras figuraram entre as 500 melhores do mundo. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 220ª posição, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª posição, e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 419ª colocação.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.