MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiba como consultar resultado da primeira chamada do Sisu 2023

Sisu 2023 divulgou lista de aprovados da primeira chamada hoje (28); matrículas tem início na próxima quinta-feira (2) e vai até 8 de março. Saiba mais

Página do Sistema de Seleção Unificada
Página do Sistema de Seleção Unificada - Divulgação - Sisu 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/02/2023, às 20h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O resultado do primeiro processo seletivo do Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada), que reúne vagas de instituições públicas do ensino superior, já está disponível para consulta. 

As matrículas para os alunos selecionados tem início nesta quinta-feira (2) e vai até o dia 8 de março. Ao todo, foram ofertadas 226 mil vagas, em 128 instituições públicas do Brasil, delas 63 são universidades federais. 

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que os participantes tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Neste caso, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso periodicamente. Essa nota consiste na menor pontuação para o candidato ficar entre os selecionados de um determinado curso, considerando o número de vagas e total de candidatos inscritos. 

+ Número de trabalhos sem carteira assinada no Brasil bate recorde, mostra IBGE

Saiba como consultar resultado

Os selecionados podem consultar a lista de aprovados no Portal de Acesso Único, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já está disponível e reúne vagas de instituições públicas de ensino superior. 

Veja como funciona a lista de espera 

Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada tem até o dia 8 de março para demonstrar interesse de participar da lista de espera. As instituições de ensino irão ocorrer a partir do dia 13 de março. 

O estudante que participa do Sisu tem o direito de escolher até duas opções de curso. Em 2023, a plataforma do MEC recebeu 1.073.024 inscrições, o que representa aumento de 1,8% em relação ao ano anterior, que teve 1.054.474 inscritos.

Saiba como funciona o Sisu 

O Sisu reúne vagas de oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, principalmente instituições federais (universidades e institutos).O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Enem. 

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas totalmente online. Após a inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso dentre os cursos oferecidos em cada processo seletivo do Sisu. As opções do curso podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, verificando a última inscrição cadastrada.

Veja o cronograma

  • 28 de fevereiro - resultado da chamada regular;
  • 2 a 8 de março - matrícula da chamada regular;
  • 28 de fevereiro a 8 de março - prazo para participar da lista de espera;
  • 13 de março - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.