MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Busca por dinheiro “esquecido” registra quase 100 milhões de consultas, diz BC

Atualmente, o Banco Central liberou apenas a consulta de dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. O saque começa em março

Busca por dinheiro “esquecido” registram quase 100 milhões de consultas, diz BC
Busca por dinheiro “esquecido” registram quase 100 milhões de consultas, diz BC - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/02/2022, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central, também conhecido como BC ou Bacen, aponta que foram registradas cerca de 96,8 milhões de consultas no sistema Registrato, que procura dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. Só nas últimas 48 horas, mais de 10 milhões de pessoas acessaram o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Ao todo, 94,3 milhões de consultas foram feitas por pessoas físicas, enquanto 2,4 milhões foram de pessoas jurídicas. Segundo o Bacen, 20,4 milhões resultaram em saldos a resgatar, dos quais 20,2 se referem a pessoas físicas e 249,5 mil a empresas.

Calendário de resgate ao dinheiro “esquecido”

O BC destaca que a consulta pode ser efetuada por qualquer cidadão ou empresa em qualquer empresa. Entretanto, se o cidadão tiver recursos para receber, há um calendário para a liberação do dinheiro, que é baseado na data de nascimento ou fundação da empresa. 

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá pedir o resgate entre 7 e 11 de março. O sistema do Banco Central ainda informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. 

Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. 

As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. 

O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

*com informações da Agência Brasil e Banco Central

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.